Prefeitura de Cabo Frio participa de encontro sobre agricultura familiar nos municípios

O encontro, ministrado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, ocorreu na cidade de Búzios

A secretária de Educação de Cabo Frio, Elicéa da Silveira, acompanhada da secretária adjunta de Educação, Verônica Cardozo e da presidente da Comissão Especial de Agricultura Familiar, Bianca Moreira dos Santos, participou de uma capacitação para o desenvolvimento da Agricultura Familiar nos municípios. O encontro ocorreu nesta sexta-feira (13), em um hotel na cidade de Búzios, que estendeu o convite aos demais municípios da Região dos Lagos.

A capacitação foi ministrada pela coordenadora-geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar do FNDE, Karine Santos e equipe aos cerca de cem participantes.

Na ocasião, os participantes puderam entender os trâmites para implementação da Agricultura Familiar nos municípios e a utilização dos itens na complementação de renda dos alunos da rede municipal. Estavam presentes a anfitriã do encontro, a secretária de Educação de Búzios, Carla Natália e demais gestores de outros municípios da região.

Cabo Frio abriu recentemente chamamento público para aquisição de gêneros alimentícios nessa modalidade. São onze itens a serem adquiridos, abacaxi, abóbora vermelha, aipim, alface lisa, banana prata, cheiro verde, couve, laranja seleta, pimentão verde, beterraba e batata doce.

Os interessados devem atender aos pré-requisitos estipulados no documento e entregar os envelopes de habilitação e de projeto de venda na sede da Secretaria de Educação, localizada no largo Santo Antônio, 131, Centro, das 10h às 16h. O prazo termina às 10 horas do próximo dia 25, quando ocorrerá a abertura e conferência dos documentos.

“Temos uma cadeia de agricultura familiar na região que pode ser muito melhor aproveitada para aquisição de complementação da merenda escolar. Essas ações fortalecem a economia local e garantem que vai chegar ao aluno uma alimentação de qualidade e produzida na própria cidade e nos arredores, com o mínimo de interferência química”, explicou Elicéa durante o encontro.