Quarenta e sete servidores da Comsercaf estão envolvidos na ação
Todos os dias, o trabalho da Comsercaf começa bem cedo. De segunda a segunda, recolhendo todo tipo de resíduo descartado irregularmente nas praias de Cabo Frio. Essa atividade envolve diversos servidores e maquinários, especialmente nos feriados, como acontecerá neste fim de semana prolongado, por conta do Dia de Finados (02).
No distrito-sede, o primeiro turno do trabalho vai das 5h até as 11h, e o segundo, das 17h às 24h. No total, 39 pessoas cuidam das praias do Forte, Peró, Conchas, Dunas, Foguete e Ilha do Japonês, sendo que dois funcionários ficam responsáveis pelo repasse da área da Bandeira Azul, no Peró.
Em Tamoios, as ações começam às 6h e são divididas por seis pessoas, que iniciam a limpeza no Pontal e vão até o paredão dos condomínios. Mas não estamos falando só de braços. Cada distrito tem o seu trator para garantir a infraestrutura do trabalho. Cada distrito conta, também, com o trator acoplado com equipamento de areia, o chamado “Tatuí”.
Durante o feriado, serão três tratores, durante a noite, no distrito-sede. Na alta temporada, esse número pode chegar a 6 e o efetivo também aumenta significativamente com funcionários contratados. Num dia normal, um caminhão faz, em média, cerca de três viagens retirando resíduos das praias. Na alta temporada, esse número pode chegar a 16.