Prefeitura de Cabo Frio promove ação em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa em Situação de Rua

Atividade acontece na quarta (16), na Praça Porto Rocha, a partir das 18h

Para marcar o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, instituído em 19 de agosto, a Prefeitura de Cabo Frio, vai promover uma ação na quarta-feira (16), a partir das 18h, na Praça Porto Rocha, no Centro, que vai contar com corte de cabelo, distribuição de kits de higiene, doação de roupas, lanche e a transmissão do filme “O vendedor de sonhos”. A atividade é uma iniciativa da Superintendência de Proteção Social Especial, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social.

“Realizamos atividades em alusão ao Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, não só como uma forma de buscar a garantia de direitos dessa população, mas também para conhecimento e sensibilização da sociedade, de uma realidade que é nacional. Diversos motivos levam uma pessoa a estar em situação de rua e a nossa missão enquanto gestor é ofertar políticas públicas suficientes para que ninguém precise se manter nessa situação”, explicou a superintendente da Proteção Social Especial, a advogada Mariana Rangel.

Segundo ela, a programação inicia às 16h, com a mobilização da equipe de abordagem social do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), que vai percorrer alguns dos principais pontos de concentração da população em situação de rua, a exemplo da Praça de São Cristóvão, Convento Nossa Senhora dos Anjos, Itajuru e a Rodoviária, para convidá-los a participarem da atividade na Praça Porto Rocha.

Na sequência, a partir das 18h, inicia a programação com o corte de cabelo, doação de um kit higiene composto por sabonete, escova e pasta de dentes, para os homens; e o mesmo kit, com absorvente íntimo, será entregue às mulheres. Além disso, em parceria com o projeto social Varal do Bem, será feita doação de roupas para a população em situação de rua que participar da atividade.

Às 19h inicia a transmissão do filme “O vendedor de sonhos”, longa nacional que conta a história de um psicólogo (Dan Stulbach) que tenta suicídio e é auxiliado por uma pessoa misteriosa chamada pelo apelido de Mestre (César Troncoso). Os assistidos vão ganhar pipoca, refrigerante e cachorro-quente.

Em sete meses, quase mil atendimentos

A Casa de Passagem, equipamento do serviço de acolhimento municipal voltado para a população em situação de rua, realizou 991 atendimentos de janeiro a julho deste ano. Do total, 628 foram atendidos com higienização e/ou alimentação, 263 com abrigamento temporário, e 105 retornos para a família.

Para o secretário de Assistência Social, Fabrício Valladares, é necessária a ampliação deste serviço, especialmente em época de baixas temperaturas.

“Temos muita demanda da população em situação de rua, uma questão que assola o país inteiro e não somente Cabo Frio e, por isso, estamos elaborando projeto que possa ampliar a capacidade de atendimento a este público com acolhimento, alimentação e demais serviços necessários”, explicou o secretário.