Objetivo é diminuir os impactos do isolamento social na instituição de longa permanência
Com o objetivo de promover a qualidade de vida dos idosos assistidos pelo Lar da Cidinha, equipes da Prefeitura de Cabo Frio estiveram no local, esta semana, promovendo uma série de atividades coordenadas pela Secretaria da Melhor Idade e Superintendência de Políticas Públicas da Pessoa Idosa.
A ação começou na última terça-feira (11) com homenagem ao Dia das Mães. Através de parceria com os cabeleireiros Wesley Oliveira de Souza e Manfrine, as idosas ganharam um dia de beleza. O barbeiro Jailson de Souza Costa também esteve no local cuidando da barba e do cabelo dos idosos.
Na quarta-feira (12) o dia começou com um café-da-manhã especial, com bolos, diversos tipos de pães e frutas. Também houve a visita do Instituto Woody, que levou a “cãoterapia” ao abrigo, promovendo educação, terapia e atividades assistidas por animais de forma voluntária.
Segundo a coordenadora e pedagoga psicomotricista do Instituto, Natasja Varella, a intervenção assistida com os cães tem como objetivo trabalhar as habilidades sociais.
“Neste trabalho, que desenvolvemos com crianças com deficiência, idosos e também pessoas com depressão, nós levamos um estímulo positivo. O contato direto com os animais desperta instantaneamente a alegria, liberando os hormônios da felicidade como a serotonina e dopamina”, explicou.
Após a intervenção assistida, a secretária da Melhor Idade, Delamar Sant’Anna, informou que devido ao sucesso da ação com os idosos, foi estabelecida uma parceria com o Instituto Woody.
“Durante essa intervenção com os animais observamos uma reação instantânea de felicidade nos nossos idosos. Foi um trabalho de extrema importância para o período que eles estão passando em razão da pandemia. Por isso, depois de vermos os benefícios instantâneos da cãoterapia, estabelecemos uma parceria com o projeto Woody para que os nossos vovôs e vovós tenham essa alegria constante em suas vidas”, anunciou Delamar, emocionada com a reação dos assistidos.
Após a “cãoterapia”, os idosos seguiram para a sala de convivência do Lar da Cidinha para assistir a uma apresentação em vídeo do Grupo Teatral Paparico, que antecedeu o projeto Família no Telão, desenvolvido pela Superintendência de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa em parceria com a Secretaria-Adjunta de Ciência e Tecnologia.