Prefeitura de Cabo Frio promove campanha “Agosto Dourado” de aleitamento materno

Durante todo o mês, no Hospital Municipal da Mulher, irão acontecer diversas atividades para promoção, incentivo e orientação sobre amamentação

No mês do Aleitamento Materno, quando são intensificadas ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância da amamentação, a Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu à campanha “Agosto Dourado”. Durante todo o mês, o Hospital Municipal da Mulher, no Braga, vai promover diversas atividades que vão abordar questões para incentivar, orientar e acolher as mamães, neste período especial no nascimento do bebê.

A abertura oficial da programação acontece nesta quinta-feira (3), a partir das 10h. Neste dia, a técnica de enfermeira e violinista, Patrícia Marriel, percorrerá os corredores da unidade hospitalar apresentando repertório especial. O hospital estará enfeitado com laços dourados, em referência ao “Agosto Dourado”.

Na sexta-feira (4), a partir das 14h, o hospital vai receber as equipes da rede de Atenção Básica, para promover um dia de capacitação e sensibilização sobre o aleitamento materno, para abordagem das gestantes e puérperas nas Unidades Básicas de Saúde.

No dia 9 de agosto, às 14h, acontecerá a roda de conversa com as pacientes internadas. A atividade será realizada no espaço exclusivo no hospital, o cantinho da amamentação.

Para o dia 17 de agosto, às 14h, está programada uma palestra para gestantes assistidas pela rede de Atenção Básica, sobre técnicas de amamentação e cuidados com recém-nascidos.

No dia 25 de agosto, às 10h, fechando a programação, será realizado a sensibilização e capacitação dos funcionários sobre a campanha.

“Nós realizamos capacitações junto as equipes e promovemos cursos para as gestantes e lactantes, durante todo o ano. O mês de agosto chega junto com a campanha para levar nossas atividades além das unidades, e atingir ainda mais a população sobre a importância da amamentação. Tanto as Unidades Básicas de Saúde quanto o Hospital da Mulher estão de portas abertas para acolher as pacientes e auxiliar neste momento com técnicas que contribuirão para esse momento tão especial”, disse a diretora do hospital, Drª Rosalice Almeida.

HOSPITAL DA MULHER É CERTIFICADO COMO “AMIGO DA CRIANÇA”

O Hospital da Mulher é certificado como “Amigo da Criança”. Este título é um reconhecimento concedido aos hospitais que promovem, protegem e apoiam o aleitamento materno e também cumprem os critérios do “Cuidado Amigo da Mãe” (humanização do parto e nascimento), da “Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes” (NBCAL) e da “Permanência do Pai e da Mãe”, durante o tempo de internação do recém-nascido.

A certificação Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) foi idealizada pela Organização Mundial da Saúde e pelo Unicef, com o objetivo de mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce. A IHAC soma-se aos esforços do Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno, coordenado pelo Ministério da Saúde.

A unidade recebeu a primeira certificação em 2003 e foi renovado em 2022, após o cumprimento dos dez passos para o sucesso do aleitamento materno. A avaliação ocorre presencialmente, a cada três anos, para a renovação, ou não, do título, após comprovação do cumprimento das exigências da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC).