Prefeitura de Cabo Frio promove campanha de conscientização durante o Junho Violeta

Objetivo é conscientizar e combater atos de violência contra os idosos

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal da Melhor Idade, vai promover ações em alusão à campanha Junho Violeta, mês de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. Ao todo serão quatro atividades que acontecem nos dias 15, 16, 22 e 29.

“A violência contra a pessoa idosa deve ser encarada como uma importante pauta em nosso município, uma vez que os dados apontam maior número de violência física, psicológica, negligência e patrimonial, nas quais o principal autor tem vínculo familiar ou institucional com a vítima. A nossa secretaria sempre estará disposta a implementar políticas de garantia de direitos e cuidados com pessoa idosa”, afirmou a secretária da Melhor Idade, Delamar Sant’Anna,

Na quinta (15), instituído como Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, a equipe da secretaria fará uma panfletagem na Praça Porto Rocha, no Centro de Cabo Frio, a fim de reforçar a importância da mobilização social no combate à violência, da garantia dos direitos dos idosos e da proteção, por meio de denúncias, contra qualquer tipo de maus-tratos.

Para a sexta-feira (16), está programada uma aula-passeio para a Fazenda Campos Novos, em Tamoios, com os idosos que são atendidos pelas oficinas gratuitas de artesanato, ginástica e de memória ofertadas pela Secretaria da Melhor Idade. No local, será realizada uma oficina de alongamento e uma roda de conversa sobre o tema do Junho Violeta.

Na quinta (22), a partir das 9h, acontece uma ação social na Praça do bairro Maria Joaquina, em Tamoios, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, que além da ação de conscientização referente à campanha, vai contar com emissão de cartão de estacionamento para idoso e atendimento social, psicológico e jurídico.

Por fim, na quinta-feira (29), será a vez de os idosos do Lar da Cidinha participarem de atividades, que estão sendo definidas e serão divulgadas posteriormente.

Para solicitar ajuda ao idoso ou denunciar casos de maus-tratos, os canais são a Secretaria Municipal da Melhor Idade e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, localizados na Rua Florisbela Rosa da Penha, 292, no Braga; os centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Especializado em Assistência Social (Creas); o Disque 100; o aplicativo “Direitos Humanos”; o Ministério Público da Comarca de Cabo Frio, localizado na Rua Jorge Lóssio, 212, Centro; e a 126ª Delegacia de Polícia, que fica na Avenida Teixeira e Souza, s/n, em São Cristóvão.