Prefeitura de Cabo Frio realiza ação para animais de grande porte no bairro Caminho de Búzios

Atendimentos serão feitos no dia 17 de junho, das 10h às 14h, na sede da associação de moradores do bairro

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca, vai realizar, no próximo dia 17 de junho, uma ação especial do programa AgroVet, de atendimento veterinário a animais de grande porte de pequenos criadores e produtores rurais em situação de vulnerabilidade social. A mobilização acontecerá das 10h às 14h, na sede da Associação de Moradores do Bairro Caminho de Búzios.

Durante a ação, serão realizados atendimentos veterinários; vacinação antirrábica em equídeos e conscientização sobre cuidados com os animais de grande porte. A mobilização também vai contar com a participação de estagiários de Veterinária, da Universidade Veiga de Almeida, para dar suporte às consultas.

A secretária municipal de Agricultura e Pesca, Katyuscia Brito, destacou que a causa animal é de responsabilidade compartilhada por todos os segmentos da sociedade.

“O AgroVet em Ação vem com a união de forças do poder público, da sociedade civil organizada e do setor privado, em busca de melhores resultados em prol da causa animal. A gente vê muitos protetores de animais de cães e gatos, mas a proteção ao animal de grande porte ainda é pouco disseminada. Então, a gente vem trabalhando bastante no nosso município a proteção ao animal de grande porte; e a apreensão também é uma proteção para a população e para a vida do próprio animal que está na via pública”, afirmou a secretária.

Para o presidente da Associação de Moradores do bairro Caminho de Búzios, Leonardo Leal, a conscientização dos proprietários é fundamental para a redução no número de animais de grande porte abandonados.

“Essa ação AgroVet é muito importante para o bairro Caminho de Búzios. Um dos pontos dessa ação é trabalhar a conscientização dos donos de animais de grande porte para que não os deixem soltos e abandonados, porque quando isso acontece, causam acidentes nas vias, na Estrada do Guriri, e na Estrada do Caminho de Búzios. Essa parceria com a Secretaria de Agricultura e Pesca vai trazer informação tanto para os moradores utilizarem o canal Disque Apreensão, tanto para os donos dos animais não os deixem soltos”, ressalta.

O programa AgroVet foi instituído no município em abril, com atendimento feito às terças-feira, de forma agendada, pelo WhatsApp (22) 99891-0933 ou pelo e-mail agriculturaepesca@cabofrio.rj.gov.br. Pela dificuldade logística de deslocamento dos animais até a Fazenda Campos Novos, as consultas são realizadas de forma domiciliar, por um profissional de Veterinária, acompanhado de um auxiliar, na propriedade rural do produtor ou criador.

Por sua vez, o serviço Disque Apreensão, para resgate de animais de grande porte em vias públicas, funciona pelo WhatsApp (22) 99891-0933, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Nos fins de semana e feriados, o atendimento será feito somente em casos considerados emergenciais. O canal não recebe ligações, somente mensagens de texto e áudios.

SERVIÇO:

AÇÃO AGROVET

Atendimentos veterinários; vacinação antirrábica em equídeos e conscientização sobre cuidados com os animais de grande porte

Data: Dia 17 de junho, das 10h às 14h

Local: Associação de Moradores do bairro Caminho de Búzios