Curso é direcionado aos guias municipais cadastrados no Ministério do Turismo. A metodologia é composta por atividades teóricas e práticas
A Prefeitura de Cabo Frio deu início a uma capacitação técnica sobre Turismo Histórico. O curso está sendo ministrado para guias de turismo formados e cadastrados no Ministério do Turismo (Cadastur). Ao todo, 20 profissionais estão participando. A grade é composta por aulas on-line e presenciais, unindo teoria e prática. A previsão é que o curso seja finalizado dia 11 de novembro, com a apresentação de um trabalho de conclusão obrigatório.
A capacitação é realizada pelo professor e historiador Acioli Júnior, e pelas técnicas da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, Karen Varela e Mônica Aguiar. O curso é composto por cinco aulas e um trabalho de conclusão. Além da aula inaugural on-line, os guias de turismo terão ainda quatro aulas presenciais, cada uma com a duração de três horas. Nelas, os alunos poderão fazer o roteiro turístico cabo-friense in loco, juntamente com os professores e as técnicas da Secretaria.
Focando em ampliar as capacitações, novas turmas deverão ser abertas pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer no próximo ano, após a alta temporada. Além dos ensinamentos voltados exclusivamente para o turismo histórico, um curso livre está sendo formatado para a área ambiental. A ideia é que a nova capacitação também seja realizada com a metodologia on-line e presencial.
Destacando a importância de explorar o potencial turístico-histórico de Cabo Frio, e capacitando os guias de acordo com as exigências técnicas e éticas do Ministério do Turismo, o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Carlos Cunha, celebrou mais essa realização.
“Antes da pandemia alguns roteiros foram lançados por historiadores, estando em desacordo com o que é exigido pelo Ministério de Turismo, já que os únicos profissionais aptos a guiar turistas são realmente os guias de turismo. Com essa capacitação, estamos tirando o produto Turismo Histórico ‘da prateleira’. Readaptamos, demos nova roupagem, profissionalizamos, treinamos seus atores, e em novembro o devolveremos para as prateleiras de nosso destino turístico. Estamos preparando Cabo Frio para o futuro. Os guias de turismo serão nossos principais vendedores e condutores. Eles estudaram para isso, e precisam ser valorizados e respeitados. Os cursos de especialização de várias áreas, respeitando as especificações de nossa cidade, chegam para qualificar ainda mais o trabalho desses profissionais”, disse Carlos Cunha.