Prefeitura de Cabo Frio promove encontro de produtores rurais

Objetivo é fazer a interlocução entre os agricultores para fomentar o setor

Reginaldo Nogueira Dutra é um piscicultor de Tamoios, distrito de Cabo Frio, e há anos cria tilápias na propriedade dele, na Rua das Pacas. Maria das Graças da Silva Coelho, também conhecida como Dona Graça, é agricultora e trabalha com hidroponia, que é a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. O sítio dela fica na região do Chavão, e lá são cultivadas hortaliças e suculentas. Como forma de promover a troca de experiência entre os dois, a Prefeitura de Cabo Frio realizou, na última semana, um encontro de agricultores da cidade.

Segundo a secretária de Agricultura e Pesca, Luciene Lima, o trabalho dos dois produtores rurais é acompanhado de perto. Ela conta que há alguns meses, dona Graça começou a desenvolver a técnica da aquaponia, que faz a água circular de um sistema de criação de pescado para um sistema de cultivo de vegetais, reduzindo a demanda por água nova.

“Dona Graça tinha dúvidas sobre essa técnica, e Reginaldo a ajudou com dicas e informações sobre pisicultura. Por isso é tão importante fazer essa interlocução entre os agricultores. A troca de experiência faz todo mundo crescer, e nós, enquanto poder público, temos que promover e incentivar isso”, disse Luciene.

O encontro aconteceu na propriedade da Dona Graça e contou também com a presença do superintendente de Projetos Agropecuários, Pedro Paulo Almeida.

“Nosso objetivo é promover esses encontros para troca de conhecimentos e experiências. Por exemplo, a Graça queria saber mais sobre piscicultura, e ao encontrar Reginaldo, que é um criador de tilápia em Cabo Frio, acabou agregando mais conhecimento ao seu trabalho. E essa troca é muito boa porque um ajuda o outro, e quem ganha é o município que terá agricultores de excelência”, afirma Pedro Paulo.

Outro agricultor que participou do encontro foi Alexandre Soares de Sousa, que cultiva citrus – laranja, limão e tangerina – na região do Araçá.

“A propriedade da dona Graça é grande e tem área para várias culturas, entre elas a plantação de frutas cítricas. Por isso levamos o Alexandre. Ele deu dicas de como combater pragas, usando matéria orgânica. Foi uma troca de experiência muito boa”, contou Luciene.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.