Prefeitura de Cabo Frio promove encontro de produtores rurais

Objetivo é fazer a interlocução entre os agricultores para fomentar o setor

Reginaldo Nogueira Dutra é um piscicultor de Tamoios, distrito de Cabo Frio, e há anos cria tilápias na propriedade dele, na Rua das Pacas. Maria das Graças da Silva Coelho, também conhecida como Dona Graça, é agricultora e trabalha com hidroponia, que é a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. O sítio dela fica na região do Chavão, e lá são cultivadas hortaliças e suculentas. Como forma de promover a troca de experiência entre os dois, a Prefeitura de Cabo Frio realizou, na última semana, um encontro de agricultores da cidade.

Segundo a secretária de Agricultura e Pesca, Luciene Lima, o trabalho dos dois produtores rurais é acompanhado de perto. Ela conta que há alguns meses, dona Graça começou a desenvolver a técnica da aquaponia, que faz a água circular de um sistema de criação de pescado para um sistema de cultivo de vegetais, reduzindo a demanda por água nova.

“Dona Graça tinha dúvidas sobre essa técnica, e Reginaldo a ajudou com dicas e informações sobre pisicultura. Por isso é tão importante fazer essa interlocução entre os agricultores. A troca de experiência faz todo mundo crescer, e nós, enquanto poder público, temos que promover e incentivar isso”, disse Luciene.

O encontro aconteceu na propriedade da Dona Graça e contou também com a presença do superintendente de Projetos Agropecuários, Pedro Paulo Almeida.

“Nosso objetivo é promover esses encontros para troca de conhecimentos e experiências. Por exemplo, a Graça queria saber mais sobre piscicultura, e ao encontrar Reginaldo, que é um criador de tilápia em Cabo Frio, acabou agregando mais conhecimento ao seu trabalho. E essa troca é muito boa porque um ajuda o outro, e quem ganha é o município que terá agricultores de excelência”, afirma Pedro Paulo.

Outro agricultor que participou do encontro foi Alexandre Soares de Sousa, que cultiva citrus – laranja, limão e tangerina – na região do Araçá.

“A propriedade da dona Graça é grande e tem área para várias culturas, entre elas a plantação de frutas cítricas. Por isso levamos o Alexandre. Ele deu dicas de como combater pragas, usando matéria orgânica. Foi uma troca de experiência muito boa”, contou Luciene.