Prefeitura de Cabo Frio promove mapeamento esportivo do município

Objetivo é traçar um diagnóstico das principais atividades desenvolvidas por toda a cidade

A Prefeitura de Cabo Frio iniciou, nesta semana, um projeto de mapeamento esportivo do município. O objetivo é identificar onde estão os praticantes das diversas modalidades, desde o alto rendimento, passando pelo esporte de participação e pelas atividades físicas de lazer. A ação será dividida em etapas.

No primeiro momento, uma equipe vai visitar e registrar todos os equipamentos esportivos públicos e particulares da cidade, complementando o pré-cadastro que foi realizado por meio de imagens de satélite. Ao mesmo tempo, serão cadastrados os projetos socioesportivos que já existem na cidade, bem como as academias, os centros de treinamento e de lutas. Este cadastro vai acontecer de forma presencial e também com o preenchimento de um formulário online, que pode ser acessado no seguinte endereço: bit.ly/censoesportecf01

Na próxima etapa, o cadastro estará aberto para os atletas de modalidades individuais que participam de eventos e competições de alcance local, regional, estadual, nacional e internacional. Também para os profissionais de Educação Física que atuam na cidade. Por fim, será a vez de saber da população sobre a prática esportiva no dia a dia: esportes que praticam, frequência, locais e horários mais procurados. O cadastramento será voluntário e, inicialmente, acontecerá somente de forma online.

ATIVIDADE FÍSICA E COVID-19

A intenção da Prefeitura em fazer este levantamento vai ao encontro a um estudo divulgado em janeiro de 2021 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que confirma que o brasileiro se exercita menos do que deveria. O levantamento aponta que, nos últimos 15 anos, praticamente um em cada dois adultos no Brasil não faz atividades físicas suficientemente.

“Esse é o primeiro passo para aproximar o Poder Público de todos os projetos sociais e escolinhas esportivas da cidade, saber onde estão estes projetos e quais modalidades são desenvolvidas. A ideia, com este censo, é saber o que a cidade já tem, em que aspectos a população já é atendida, quais os locais em que há mais esporte sendo praticado de forma organizada, e atuar com um planejamento nos locais. Em relação aos projetos já existentes, vamos nos aproximar e saber das reais necessidades para ver no que podemos ajudar neste momento de início dos trabalhos”, explicou o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Carlos Cunha.

Em tempos de pandemia, muitos estudos estão sendo desenvolvidos em todo o mundo para tentar descobrir a influência das atividades físicas na prevenção da doença. Em abril deste ano, um estudo da “Kaiser Permanent”, organização sem fins lucrativos do Reino Unido, foi publicado no British Journal of Sports Medicine, analisando cerca de 50 mil adultos do país com Covid-19.

Os resultados mostraram que aqueles que atingiram a meta das diretrizes de atividade física do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, e seguem os padrões indicados pela OMS (de pelo menos 150 minutos por semana de atividade física moderada ou vigorosa), apresentaram incidências significativamente menores de hospitalização, admissão em UTI e morte devido à Covid-19.