Evento marca as ações da Secretaria de Saúde em alusão à campanha
Com objetivo de abordar e levar esclarecimento às pessoas para que busquem a prevenção, diagnóstico precoce, e tratamento na Atenção Básica, a Prefeitura de Cabo Frio promoveu nesta quarta-feira (8) um seminário sobre a Luta Contra a Aids. O evento seguiu todo protocolo de segurança e prevenção contra a disseminação do coronavírus.
Com o tema “40 anos de HIV, Conquistas e Desafios”, o evento aconteceu no auditório da Universidade Estácio de Sá, e marcou as ações da Secretaria Municipal de Saúde em alusão à Campanha Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado no dia 1 de dezembro.
O seminário contou com a participação da equipe do Hospital Dia com apoio da Superintendência LGBTI+. Para falar sobre o programa de atendimento aos pacientes e dos avanços científicos nos últimos 40 anos, a infectologista e coordenadora técnica do Programa de IST Aids e Hepatites Virais do município, Aparecida Castorina, fez a abertura do evento. Em seguida, o jornalista e autor do livro “Confissões de um anjo sem asa”, Janderson Felicíssimo, falou sobre como viver com a doença.
Atualmente, a Secretaria de Saúde atende e acolhe os pacientes com HIV no Hospital Dia, em São Cristóvão. Por mês, são atendidas cerca de 1.200 pacientes que recebem a medicação e o tratamento para o controle da doença. Neste ano de 2021 foi identificado um aumento de 15% nos casos positivos de HIV.
A Prefeitura disponibiliza testes rápidos para detecção da doença nas unidades de saúde que são as Estratégias Saúde da Família (ESF), Hospital da Mulher, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Centro de Assistência Psicossocial (CAPS). Os testes também são realizados no Hospital Dia (Rua Expedicionários da Pátria, s/nº, São Cristóvão, atrás do Hospital Municipal São José Operário), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A unidade, que é referência no tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (IST), HIV/Aids e hepatites virais, oferece o procedimento gratuitamente para diagnóstico de HIV, sífilis, hepatites B e C. O exame é de graça e o resultado sai em 30 minutos.