Prefeitura de Cabo Frio realiza o I Encontro de Trabalhadores do Suas na quarta (22)

Atividade acontece em cumprimento ao calendário de capacitações de 2023

A Prefeitura de Cabo Frio inicia na próxima quarta-feira (22) o calendário de capacitações de 2023 da Superintendência de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), vinculada à Secretaria de Assistência Social. O I Encontro será realizado das 9h às 12h, no auditório da Universidade Estácio de Sá.

A atividade é voltada para os profissionais das superintendência da Gestão do Suas, da Proteção Social Básica, da Proteção Social Especial, da Pessoa com Deficiência, de Políticas Públicas de Prevenção às Drogas e dos Direitos da Mulher; do Conselho Municipal de Assistência Social, do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, do gabinete da Secretaria de Assistência Social e entidades inscritas no Conselho Municipal de Assistência Social.

O I Encontro traz como palestrante convidado o superintendente de Proteção Social Básica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Diogo Bastos Xavier. O tema será “Proteção Social Básica: Paif e SCFV, desafios e possibilidades”.

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) são oferecidos em todos os Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

O primeiro tem por objetivo apoiar as famílias, prevenindo contra a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, acompanhando o desenvolvimento das famílias, orientando e encaminhando e a outros serviços e políticas do Governo Federal; e o segundo, é um conjunto de serviços que busca complementar o trabalho social com as famílias e prevenir situações de risco social, através de oficinas e grupos reflexivos.

Os próximos encontros deste ano estão previstos para acontecer nos dias 2 de maio; 6 de julho; 29 de setembro e 5 de dezembro.