Prefeitura de Cabo Frio realiza o pagamento da Moeda Social Itajuru nesta sexta-feira (22)

Recursos já estão disponíveis para as três mil famílias benenficiárias do programa

A Prefeitura de Cabo Frio realizou nesta sexta-feira (22) o pagamento da Moeda Social Itajuru, referente ao mês de dezembro. Os recursos já estão disponíveis nas contas das três mil famílias beneficiárias do programa, antes do Natal. Com mais essa transferência, o Governo Municipal honra o prazo legal de pagamento, que é até o quinto dia útil.

Somados os pagamentos do 13º e do mês de dezembro, a Prefeitura repassou R$ 1.319.560 para o Programa Moeda Social Itajuru, nos últimos 30 dias. Recursos que são gastos pelos beneficiários nos 259 comércios cadastrados que estão aptos a receber a Moeda, localizados nas comunidades onde o programa está inserido.

“Nosso objetivo com o pagamento de dezembro da Moeda Itajuru é proporcionar um Natal melhor para todos os beneficiários. Que todos tenham uma ceia farta para comungar com a família e amigos. Trabalhamos todos os dias para melhorar a vida das pessoas, principalmente das que mais precisam. Esse é o nosso compromisso”, afirma a prefeita Magdala Furtado.

Atualmente, o programa de transferência de renda circula em 11 localidades e, além das famílias, atende 259 comércios cadastrados que estão aptos a receber a Moeda. A maior parte dos itajurus é usada pelos beneficiários para aquisição de gêneros alimentícios (80%), farmácia (10%) e serviços (10%).

A Moeda Itajuru está implantada no Manoel Corrêa (Projeto Piloto), Boca do Mato, Monte Alegre, Porto do Carro e parte da Vila do Ar (expansão 1); em Maria Joaquina, em Tamoios (expansão 2); no Tangará, Parque Eldorado III e Emaús (expansão 3); Sinagoga, em Tamoios (expansão 4) e Jacaré (expansão 5).

Funcionamento da Moeda Social Itajuru

A Moeda Social Itajuru é um programa municipal de transferência de renda que beneficia 500 famílias em cada local em que é implantado, bem como os estabelecimentos comerciais daquela localidade, que se cadastram para receber os itajurus.

O processo de seleção é baseado no perfil social das famílias e visa atender pessoas em situação de vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único do Governo Federal, e que residam há, pelo menos, dois anos em Cabo Frio.

Além disso, o programa prevê prioridade para mulheres chefes de família, famílias numerosas, pessoas com deficiência, com renda per capita de até um salário mínimo e idosos com gasto excessivo comprovado em remédios.

O benefício pode ser utilizado para a compra de insumos, a exemplo de gêneros alimentícios, medicamentos, produtos de higiene e demais itens essenciais ao uso cotidiano.

A escolha dos locais para expansão do programa é feita com base em dados e relatórios desenvolvidos pela equipe de coordenação do programa, técnicos da Superintendência da Proteção Social Básica, equipe responsável pelo Bolsa Família/Cadastro Único e Centros de Referência em Assistência Social (Cras), todos vinculados à Secretaria de Assistência Social de Cabo Frio.