Atividade acontece das 14h às 17h, no auditório da Escola Municipal Professora Márcia Francesconi Pereira
A Prefeitura de Cabo Frio promove na quarta (14), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, treinamento de manipuladores de alimentos para profissionais que atuam em equipamentos das secretarias de Assistência Social, da Criança e do Adolescente e da Melhor Idade. A atividade acontece das 14h às 17h no auditório da Escola Municipal Professora Márcia Francesconi Pereira, na Rua Theonas Terra, 70, Parque Burle.
O treinamento periódico visa à adequação e à padronização das equipes da Casa de Passagem e do Centro de Acolhimento; do Abrigo Municipal Casa da Criança; e do Lar da Cidinha às normas exigidas, tanto pela Vigilância Sanitária de Cabo Frio, quanto pelo Conselho Regional de Nutrição do Rio de Janeiro.
A atividade será ministrada pela nutricionista Christiane dos Santos Rodrigues, graduada pela Universidade Santa Úrsula (RJ), especialista em Nutrição Clínica pela Santa Casa de Misericórdia, que atua há nove anos nas unidades de nutrição e alimentação do serviço público.
“Este treinamento tem a intenção de melhorar o trabalho prático das funcionárias que estão dentro dos equipamentos lidando diretamente com os alimentos, mantendo a higiene alimentar como a principal função no dia a dia. Como trabalhamos com organismos debilitados, independente da faixa etária, estes precisam se alimentar corretamente, priorizando a qualidade nutricional”, explicou Christiane.
Segundo ela, o objetivo do treinamento é treinar regularmente as equipes, a fim de evitar vícios do cotidiano que poderiam influenciar na qualidade do serviço. Além disso, a capacitação constante é uma forma de manter a atualização dos profissionais em dia, uma vez que os órgãos fiscalizadores também atualizam as regras de manipulação dos alimentos.
Durante o treinamento, serão abordados temas a exemplo de planejamento conforme o número de acolhidos nos equipamentos; recebimento e armazenamento dos alimentos; higienização pessoal, de insumos e de utensílios, além de orientação na escolha dos mesmos; como ocorre a contaminação alimentar; cuidado com os ingredientes e como prepará-los; padronização das quantidades que serão distribuídas no prato após o preparo, a fim de atender as necessidades energéticas do organismo dentro das devidas faixas etárias.
Após a capacitação, serão entregues aos equipamentos o Manual de Boas Práticas e o Programa Operacional Padrão, que são exigidos pela Vigilância Sanitária de Cabo Frio e os participantes receberão apostila e certificado de conclusão do treinamento.