Prefeitura de Cabo Frio recebe comitiva de pesquisadores do Rio e da Suécia para conhecer a Moeda Social Itajuru

Encontro será na terça (7) e delegação será apresentada ao projeto-piloto do programa

Na próxima terça (7), a Prefeitura de Cabo Frio recebe uma comitiva de pesquisadores do Rio e da Suécia para conhecer o Programa Moeda Social Itajuru. O objetivo do encontro é o intercâmbio de experiências e a apresentação do funcionamento do projeto-piloto do programa, no bairro Manoel Corrêa.

“Esta troca fortalece os programas de transferência de renda tanto em relação à política pública, que vai se aprimorando, quanto às famílias, que passam a contar com um suporte temporário até que consigam se restabelecer. É uma medida necessária e acertada do governo do prefeito José Bonifácio”, destacou a secretária de Assistência Social, Nilza Miquelotti.

Participam da delegação Eduardo Diniz e Leonardo Oliveira, professor e pesquisador, respectivamente, do Centro de Estudos de Microfinanças e Inclusão Financeira da Fundação Getúlio Vargas (FGV/Cemif); Luiz Arthur S. Faria, pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da FGV/Cemif; Anderson Oriente, professor e pesquisador do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ); Ester Barinaga Martin, Juan Ocampo Pava e Elvira B. Pinheiro, professores e pesquisadores da Lund University.

De acordo com o cronograma, a comitiva se reunirá com o prefeito José Bonifácio às 10h e, na sequência, com a secretária de Assistência Social, Nilza Miquelotti, na sede da pasta.

Depois, o grupo seguirá para o bairro Manoel Corrêa, onde foi implantando o projeto-piloto do programa, em outubro de 2021. O Grupo Tambores Urbanos vai se apresentar para a comitiva.

“Fico muito feliz que a nossa Moeda, que o prefeito José Bonifácio tem tanto carinho, seja estudada por pesquisadores do Brasil e do exterior. É sinal que o programa está dando certo e que, de fato, atende às pessoas mais vulneráveis, que mais precisam. Acerta o governo como um todo, o prefeito, a secretária Nilza Miquelotti, e toda a equipe da moeda”, afirmou o coordenador do Programa Moeda Social Itajuru, Adriano Brisola.

Programa Moeda Social Itajuru

Lançado em outubro de 2021, com o projeto piloto no bairro Manoel Corrêa, atualmente o programa de transferência de renda atende 2.500 famílias distribuídas em mais quatro implantações: Monte Alegre, Boca do Mato, Porto do Carro e Vila do Ar (março/2022); Maria Joaquina, em Tamoios (julho/2022); Tangará, Emaús, Parque Eldorado 3 (outubro/2022) e Sinagoga (dezembro/2022).

Até o momento, o programa já transferiu quase R$ 4 milhões, incluindo uma recarga extra para os beneficiários, a título de 13º da moeda em 2022. Ao todo, o programa possui 231 estabelecimentos cadastrados nas localidades citadas e aptos a receber os recursos da transferência de renda.

Entre os beneficiários, o perfil social das famílias na expansão da Sinagoga, por exemplo, engloba 135 mulheres chefes de família, solteiras e com mais de três filhos; 23 pessoas com deficiência; 45 pessoas idosas; 152 famílias numerosas (com mais de 6 pessoas); e oito homens pais de família com mais de dois filhos.