Prefeitura de Cabo Frio reforça a segurança com ampliação da área de atuação do Proeis

Programa de segurança, que começou em Tamoios, foi estendido para as áreas centrais do município

Expandindo as ações do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) em Cabo Frio, policiais militares já estão atuando em novos postos, ampliando ainda mais a segurança na cidade. Na manhã desta terça-feira (14), o policiamento foi intensificado nos arredores do Terminal Rodoviário Alexis Novellino, no Jardim Excelsior; na Praça Alfredo Castro, em São Cristóvão; na Avenida Nilo Peçanha, no Centro, e na orla da Praia do Peró.

O Proeis foi implementado em Cabo Frio em fevereiro deste ano, começando por Tamoios, no Pontal de Santo Antônio; e em Unamar, próximo ao Shopping UnaPark e ao mercado atacadista. Inicialmente, 20 policiais militares foram contratados para reforçar o policiamento na cidade em ações integradas com a Guarda Civil Municipal.

“O Proeis é uma medida que permite que os policiais possam trabalhar em seus horários de folga, mediante gratificação extra, equipados e com as garantias da função. É mais uma ação de reforço na segurança para o nosso cidadão e para os turistas que frequentam Cabo Frio, com um investimento por parte da Prefeitura de cerca de R$ 140 mil mensais”, explica o secretário municipal de Segurança Pública, Ruy França.

As ações integradas entre a Prefeitura de Cabo Frio e as forças de segurança do Estado do Rio vêm mostrando resultados positivos no combate à criminalidade.

Comparando abril deste ano e o mesmo período em 2021, por exemplo, houve queda de 73% em roubos nas ruas da cidade, que leva em conta roubo a transeuntes; no interior de transportes coletivos e roubos de aparelhos celulares.

Nos desdobramento dos números, houve uma diminuição nos roubos a transeuntes, com retração de 59,1%, e no roubo de aparelhos celulares, que caiu 92,3%. Nos roubos a estabelecimentos comerciais houve uma queda de 40%.

Os números foram divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), e demonstram reduções consistentes de importantes indicadores de criminalidade.