Prefeitura de Cabo Frio reorganiza e dá mais eficiência aos equipamentos da Assistência Social

Desde o começo do ano, governo realizou levantamento de dívidas, melhorias nas instalações, reorganização dos atendimentos e reforço nas equipes

Colocar ordem na casa. Essa é a expressão que define o primeiro trimestre de 2021 para a Secretaria Municipal de Assistência Social de Cabo Frio. De acordo com a responsável pela pasta, Nilza Miquelotti, os 100 primeiros dias do governo José Bonifácio foram voltados para a reorganização da secretaria e de todos os equipamentos de assistência social. O resultado reflete no número de atendimentos e nos serviços realizados pela secretaria.

Nas oito unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), no período entre 4 de janeiro e 10 de abril, as equipes realizaram 7.591 atendimentos individualizados, 2.487 encaminhamentos para rede socioassistencial, além da concessão de 113 novos benefícios aos usuários. Já no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS Dona Belinha, que fica no Jardim Caiçara, são atendidas 815 famílias, que estão inseridas no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI). De acordo com a secretária de Assistência Social, no primeiro trimestre deste ano, 77 novas famílias foram inseridas no serviço do PAEFI e 212 atendimentos psicossociais foram realizados.

No Centro Dia de Referência, que fica no Parque Burle, equipamento que atende as pessoas com deficiência, os atendimentos foram adaptados para atender aos usuários de forma remota, com videoaulas, para preservar a saúde dos usuários mediante a pandemia. De janeiro a março, foram realizados 102 atendimentos.

Já na Casa de Passagem e no Centro de Acolhimento Provisório, 1.119 pessoas em situação de vulnerabilidade social foram atendidas. De acordo com Nilza Miqueloti, esses equipamentos atendem e acolhem pessoas em situação de rua e de janeiro a março, foram realizados 287 acolhimentos provisórios.

“Este é um serviço muito importante, pois por meio do atendimento realizado pelas equipes da assistência social, 16 auxílios-viagem foram concedidos aos usuários para retorno aos municípios de origem; 54 pessoas retornaram às suas casas; 21 conseguiram atingir o objetivo de alugar imóveis para moradia; oito foram encaminhados para clínica de recuperação de dependência química; 17 para retirar a documentação civil; oito foram reinseridos no mercado de acesso ao trabalho formal; e 69 encaminhados para o trabalho informal”, contabiliza a secretária.

EMERGENCIAL COVID

Durante os três primeiros meses de governo, a Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu diversas ações de conscientização e prevenção à Covid-19 aos usuários dos equipamentos. Entre as ações de prevenção à Covid-19, equipes da Proteção Social Básica realizaram mutirão para distribuição de 600 conjuntos de itens do projeto “Emergencial Covid” que estava suspenso desde dezembro de 2020. O conjunto é composto por um litro de água sanitária, quatro máscaras descartáveis, um litro de álcool em gel 70%, um litro de álcool líquido 70% e um panfleto informativo com orientações de prevenção à Covid-19.

A ação aconteceu durante os dias 29, 30, 31 e 1º de março na Escola Municipal Prof. José Francisco da Silveira Júnior, no Jardim Esperança, em frente ao condomínio residencial Monte Carlo, e contemplou os beneficiários do “Programa Minha Casa Minha Vida”.

Os 600 conjuntos distribuídos no projeto fazem parte do montante de 7.200 kits, divididos em quatro lotes. O próximo, com 1.800 conjuntos de itens será entregue à população em data previamente agendada e divulgada nos canais de comunicação oficiais da Prefeitura. Cada kit contém: 1l de água sanitária, 1 litro de álcool em gel, 1litro de álcool em líquido 70%, 4 máscaras e um informativo com orientações de prevenção à Covid.