Prefeitura de Cabo Frio resgata Mico-leão-dourado em Tamoios

Um Mico-leão-dourado, espécie em risco de extinção, foi resgatado nesta sexta-feira (28) em uma residência em Tamoios. De acordo com a Secretaria Adjunta de Meio Ambiente e Saneamento, o animal apareceu ferido e a moradora acionou a equipe de resgate.

O animal apresentava lesões que impossibilitavam o movimento das patas traseiras. Ele foi encaminhado para o Instituto BW, em Araruama, para receber os tratamentos necessários.

O Mico-leão-dourado é o símbolo do Parque Natural Municipal localizado em Tamoios. A área com 645 hectares conta uma vegetação única e animais típicos da Mata Atlântica brasileira que estão ameaçados de extinção.

O desmatamento e o tráfico desses animais silvestres, já que a cada 10 animais que são capturados, nove morrem durante a captura, no transporte ou no cativeiro, são as principais causas do desaparecimento da espécie.

A população pode denunciar crimes ambientais ou solicitar resgate pelo e-mail meioambiente@cabofrio.rj.gov.br. O anonimato é garantido.