Prefeitura de Cabo Frio terá ampla programação para celebrar o Dia Internacional da Mulher

Atividades serão realizadas na Praça Porto Rocha e em unidades de saúde

A Prefeitura de Cabo Frio preparou uma grande programação para o Dia Internacional da Mulher, que será celebrado nesta terça-feira (8). O evento “Mulheres na Praça’ terá uma série de atividades que serão realizadas das 13h às 17h, na Praça Porto Rocha, com o objetivo de fortalecer a luta pela igualdade de direitos em todos os segmentos da sociedade.

O evento promovido pela Superintendência dos Direitos da Mulher terá uma Roda de Conversa sobre os “Direitos Humanos das Mulheres”; um varal-escrita para as mulheres; alongamento funcional com bambolês e dança livre; dinâmica para pessoas com deficiência; e apresentação de solos pelas bailarinas da Escola de Dança Carlos Eduardo.

Além das outras atividades, serão montadas cruzes na praça para simbolizar e lembrar o número de feminicídios registrados na Região da Baixada Litorânea.

Na Biblioteca Municipal Walter Nogueira, às 14h, a Secretaria de Cultura promoverá o evento ‘‘Mulheres que deixaram Histórias em Cabo Frio”, com o objetivo de enaltecer as cabo-frienses que ajudaram a construir a trajetória de mais de quatro séculos do município.

A data também terá uma reunião do Núcleo Municipal de Mulheres Negras, com o objetivo de discutir o projeto “Rodas de Terapia Comunitária” para as mulheres que fazem parte dos programas de promoção de igualdade racial. O encontro será realizado às 18h, na Casa do Bicentenário, que fica no Parque Municipal do Itajuru.

SAÚDE REALIZA MAIS ATIVIDADES

Na quarta-feira (9), a Secretaria de Saúde de Cabo Frio promoverá diversas atividades que envolvem cuidados da saúde feminina e orientações sobre os direitos das mulheres no Centro de Assistência Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), no Braga. Das 9h30 às 12h, o Instituto Embeleze estará no local atendendo às mulheres com corte de cabelo.

No período da tarde, a partir de 13h30, haverá coleta de preventivo, exame de mamografia e palestra sobre a importância da prevenção da saúde da mulher, ministrada pela assessora técnica da subsecretária de Vigilância em Saúde e Atenção Básica, Leila Tomazino, e pela representante do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), Ludmila Pereira Roque.

Durante todo o dia, as visitantes poderão conferir também uma exposição com trabalhos feitos pelos assistidos da unidade.