Prefeitura de Cabo Frio vai lançar o Plano Municipal de Saúde

Documento, construído de forma participativa, vai nortear as ações de saúde pelos próximos quatro anos

No próximo dia 27 a Prefeitura de Cabo Frio vai lançar o Plano Municipal de Saúde (PMS). O documento estará disponível no site oficial do governo municipal. O plano identifica os principais desafios para melhorar os serviços de saúde da cidade, e traça metas e indicadores que servirão de instrumento para a gestão municipal nos próximos quatro anos. Ele também contribuirá para a elaboração do Plano Plurianual da Prefeitura, e dos instrumentos de planejamento orçamentário para 2022.

Esta é a primeira vez que o PMS é construído de forma participativa. Além dos estudos e análises dos indicadores da saúde, o plano contou com a colaboração da população por meio de consultas públicas para elaboração das propostas e metas.

Ao todo foram 25 encontros seguindo todos os protocolos sanitários, com participação dos usuários do SUS, trabalhadores da saúde, gestores, representantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e da sociedade civil organizada.

A Secretaria de Saúde promoveu, ainda, quatro oficinas temáticas on-line para a elaboração de propostas a partir dos temas da Atenção Primária e Promoção da Saúde; Atenção especializada ambulatorial, hospitalar, rede de Urgência e Emergência e regulação assistencial; Vigilâncias em Saúde & Assistência Farmacêutica; e Gestão do SUS e Participação Social.

Foi realizada ainda uma oficina on-line com representações da sociedade civil organizada, como associações de comunidades quilombolas, coletivo de movimento negro, de mulheres, de juventude, representantes de diferentes vertentes religiosas, agricultores e população da zona rural.

O segmento dos usuários do Conselho de Saúde contribuiu a partir de uma oficina presencial, trazendo a discussão dos territórios e grupos sociais aos quais representam. Para reforçar a reformulação da saúde de Cabo Frio, em parceria com os munícipes, foi realizada ainda uma Consulta Pública.

“Vamos conhecer o resultado dessa construção compartilhada e coletiva. O processo foi iniciado com a análise situacional do município. Em seguida, lançamos o questionário para participação dos cidadãos, e encontros virtuais com trabalhadores e usuários do SUS, e com representantes da sociedade civil organizada. A discussão do plano representa o principal objetivo do governo, atuar para que Cabo Frio tenha mais qualidade nos serviços prestados para a população”, disse o secretário de Saúde de Cabo Frio, Felipe Fernandes.