Prefeitura e Prolagos vão retirar tubulação desativada na Praia do Siqueira

Ação acontece nesta quarta-feira (20) e contará com a participação de técnicos municipais

Nesta quarta-feira (20) equipes da Prefeitura de Cabo Frio, em parceria com a Prolagos, vão retirar uma tubulação de águas pluviais que está inoperante na Praia da Siqueira. A ação atende uma demanda dos moradores do local. Para evitar transtornos à população do bairro, a remoção foi autorizada pelo governo municipal e será acompanhada de perto por técnicos das Secretarias de Obras e Serviços Públicos, e também de Meio Ambiente e Saneamento.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Saneamento, Juarez Lopes, a retirada da manilha tem o objetivo de otimizar o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Praia do Siqueira sem causar qualquer tipo de dano ambiental. “Essa intervenção será complementada com estudos técnicos para um destino final mais sustentável e correto do ponto de vista dos efluentes do local”, destacou Juarez.

A direção da Prolagos informou que a manilha inoperante fazia parte do sistema de drenagem do município, e funcionava como extravasor, em dias de chuva, para o extinto valão do Parque Burle, evitando o alagamento da cidade. A rede está instalada em frente à Estação Elevatória de Esgoto (EEE) da Praia do Siqueira, e há cerca de oito anos foi bloqueada na barragem da unidade, evitando a passagem de qualquer resíduo.

A ação contará com uma retroescavadeira e um caminhão basculante para a retirada dos entulhos. Após a remoção da manilha, o local será aterrado para acertar o terreno da orla.