Prefeitura faz manutenção nos sinais de trânsito do Jardim Esperança

Processo licitatório para a troca do parque semafórico da Av. Ézio Cardoso da Fonseca já está em andamento

Os sinais de trânsito que ficam no cruzamento da Estrada Velha de Búzios com a Avenida Ézio Cardoso da Fonseca, no Jardim Esperança, passaram por manutenção e já estão em funcionamento novamente, desde a tarde desta sexta-feira (26), quando equipes da Prefeitura recolocaram as placas recuperadas. O serviço foi feito pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, com recursos e mão de obra próprios.

De acordo com o secretário responsável pela pasta, Jefferson Buitrago, todos os semáforo da cidade estão com a vida útil vencida e apresentando constantes defeitos.

“O parque semafórico do Jardim Esperança, um dos mais importantes da cidade, já está com o sistema colapsado, o que estamos fazendo hoje é recuperar as placas eletrônicas para manter o sinal funcionando. Na verdade, todos os semáforos da cidade já estão deteriorados devido ao tempo de uso e falta de manutenção adequada”, explica o secretário.

Segundo ele, para trocar todos os sinais de trânsito da cidade, será necessário um processo licitatório no valor de R$ 5 milhões. Recursos que a Prefeitura de Cabo Frio ainda não dispõe.

“Já iniciamos uma licitação, no valor de R$ 380 mil, para trocar os sinais que estão apresentando defeito e ficam em cruzamentos movimentados, como é o caso do Jardim Esperança”, afirma Buitrago.

PARCERIA COM O DER-RJ

Em visita ao Departamento de Estrada e Rodagens (DER) do Estado do Rio de Janeiro, a equipe da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana se reuniu com três diretores do órgão, a fim de estabelecer parcerias. Na sede do DER, o secretário-adjunto de Mobilidade Urbana em Tamoios, Betinho Araújo, e a coordenadora Geral de Planejamento Viário, Isabella Martins, conversam com os diretores dos setores de Conservação, José Nilton; Sinalização, José Luiz; e Projetos e Engenharia, Hélio Borges de Faria.

Dessas reuniões, ficou acordado que o DER vai incluir os três grupos semafóricos das rodovias Amaral Peixoto (RJ 106), em Tamoios, além da implantação de dois novos cruzamentos, no processo de licitação do DER-RJ. No qual também serão inclusos os três semáforos da Rodovia Márcio Corrêa (RJ 140). Além dos sinais de trânsito, foi tratada na reunião a elaboração de um projeto cicloviário para a Estrada do Guriri (RJ 102), que em breve será colocado em prática.

De acordo com o secretário-adjunto de Mobilidade Urbana em Tamoios, Betinho Araújo, a parceria com o DER tem sido fundamental para resolver questões importantes para o segundo distrito.

“O DER realizou a troca de lâmpadas na Rodovia Amaral Peixoto, na altura de Tamoios, que é uma solicitação antiga da população. Agora já temos o compromisso do órgão de realizar operação tapa buracos nas rodovias estaduais contidas do município, além de fazer a manutenção da iluminação e sinalização, seguindo o cronograma e a disponibilidade de materiais do órgão”, finaliza.