Prefeitura intensifica campanha de adoção de animais

Canil Municipal recebeu 30 animais desde o início da pandemia

A pandemia do novo coronavírus mexeu com a vida de todos, inclusive dos animais de estimação. Segundo um levantamento da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Cabo Frio, o Canil Municipal recebeu nos últimos três meses 30 animais, entre cães e gatos. A pasta iniciou nesta quinta-feira (9) a intensificação da campanha de adoção de animais.

Segundo o secretário de Agricultura e Abastecimento, José Dias, o Canil Municipal tem atualmente 148 animais. “Durante a pandemia mantivemos o expediente fechado sem atendimento externo, ainda assim tivemos uma demanda de abandonos na porteira durante à noite e finais de semana de aproximadamente 30 animais”, explicou.

Tanto os animais recém chegados ao Canil quanto os moradores mais antigos estão à disposição para encontrar um novo lar. Quem quiser adotar basta se dirigir até o Canil, que fica localizado na Rodovia Amaral Peixoto, km 124, na Fazenda Campos Novos, em Tamoios, com o documento de identificação (RG e CPF) e comprovante de residência. Todos os animais são vermifugados e castrados antes da adoção.

Balanço
Desde o início da gestão do Dr. Adriano Moreno, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento recebeu 1.244 animais; realizou quatro feiras de adoção juntamente com parceiros protetores e doações no próprio canil; aplicou 1.143 doses de vacinas; 256 animais foram castrados; e 1.774 atendimentos médico veterinários.

“Também construímos seis piquetes com espaço amplo e cobertura para os cães. Além disso, estamos em fase de término da construção de novo e amplo gatil”, explicou o secretário.

Atendimento veterinário
O Canil Municipal oferece consultas veterinárias gratuitas e abertas a toda população às segundas e quartas-feiras, das 9h às 12h. Um veterinário é responsável pelo atendimento, que é oferecido para cães e gatos, por ordem de chegada. É necessário levar comprovante de residência, RG e CPF.