Prefeitura leva “Papo Cabeça” sobre prevenção às drogas para estudantes de Cabo Frio

Série de atividades começa nesta quinta-feira (30) em escola da Gamboa

Uma iniciativa da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria da Criança e do Adolescente, vai promover uma série de palestras que abordam temas do universo juvenil. É a ação “Papo Cabeça”, que começa nesta quinta-feira (30) com palestra sobre prevenção às drogas.

A primeira atividade será voltada para alunos da Escola Estadual Aspino Rocha, às 14h, com palestra ministrada pela superintendente de Políticas Públicas de Prevenção ao uso de Drogas, Rita Vidal.

A secretária da Criança e do Adolescente de Cabo Frio, Betânia Batista, explica que a ação é promovida em conjunto com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.

“Esse trabalho aborda temas de extrema relevância para nossos jovens. Essa ação vem dar suporte às crianças de nosso município ao tratar desses assuntos tão importantes. Estamos, inclusive, atuando junto ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente para torná-lo um projeto de longo prazo”, explica Betânia.

De acordo com ela, a proposta é tornar o “Papo Cabeça” um projeto de longa duração com atividades nas escolas municipais. A iniciativa conta com a participação intersetorial de equipamentos e órgãos que integram o poder público municipal, como o Centro Especializado de Atendimento à Mulher e o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi).

Neste primeiro momento, o “Papo Cabeça” vai abordar temas como “Drogas na Adolescência”, “Tipos de Violência”, “Bullying e CyberBullyng”, “Saúde Mental – crises de ansiedade, automutilação, prevenção ao suicídio” e “Vocação Profissional”.

Após o período de recesso escolar, o projeto retornará com debate sobre os tipos de violência, que será intermediado pela equipe do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), vinculado à Superintendência dos Direitos da Mulher, da Secretaria de Assistência Social de Cabo Frio.

Segundo a organização, em breve serão divulgadas as demais escolas que receberão as palestras.

CRONOGRAMA DE PALESTRAS

Tema: O uso de drogas na adolescência
Data: 30/06/2022
Horário: 14h.
Público: jovens de 11 a 18 anos.
Palestrante: Rita Vidal, da Superintendência de Políticas Públicas de Prevenção ao uso de Drogas.

Tema: Violência moral, física, sexual, patrimonial e psicológica.
Data: 02, 03 e 04 de agosto 2022.
Horário: 14h.
Público: jovens de 11 a 18 anos.
Palestrante: Ludimila Roque, superintendente Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam).

Tema: Transtorno de ansiedade / automutilação / prevenção ao suicídio.
Data: segunda semana de agosto (dias a confirmar)
Palestrante: a confirmar.