Prefeitura promove vivência do Programa Calçada Acessível em Cabo Frio

Para sentir na pele as dificuldades das pessoas com deficiência, participantes fizeram percurso utilizando vendas nos olhos, bengalas e cadeiras de rodas

Membros do governo municipal de Cabo Frio vivenciaram na pele as dificuldades encontradas por pessoas com deficiência ao andar pelas calçadas da cidade. A experiência, dividida em parte prática e teórica, aconteceu nesta quinta-feira (23) e sexta-feira (24) serviu para apontar os problemas de mobilidade nas ruas do município. A parte teórica aconteceu no auditório da Prefeitura. A atividade faz parte do workshop realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), após a renovação da carta de intenções da Prefeitura junto à entidade.

Utilizando bengalas, vendas e cadeiras de rodas, os participantes percorreram as ruas próximas à sede da Prefeitura e sentiram na pele os desafios vividos diariamente por pessoas com problemas de locomoção e deficiência visual. A ação também faz parte da programação do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e da Semana Nacional do Trânsito, ambos eventos organizados pela Prefeitura de Cabo Frio.

“Muita alegria em ver tantas pessoas envolvidas em projetos que muitas vezes passam despercebidos. O direito coletivo tem de estar sempre acima do desejo pessoal, então se eu tenho uma facilidade de mobilidade, não posso achar que sou o dono do espaço, temos de olhar aquele que tem deficiência visual, aquele que tem deficiência de mobilidade, e até mesmo quem esteja passeando com um carrinho de bebê, por exemplo. Essas pessoas precisam ser prioridade sempre, por isso a importância deste momento”, afirmou o prefeito José Bonifácio.

De acordo com Luiz Gustavo Guimarães, especialista de Desenvolvimento Setorial da Firjan, uma das ideias do workshop é que todas as pessoas conheçam as dificuldades de transitar em calçadas danificadas e que, com a experiência, possam propor melhorias para a acessibilidade a partir deste tipo de capacitação e treinamento com os funcionários da Prefeitura da cidade.

“As pessoas percebem a dificuldade e se colocam no lugar do outro, do que não tem mobilidade ou do que não enxerga, por isso, um dos objetivos da iniciativa é padronizar as calçadas e passeios públicos e torná-los acessíveis a todos, visando a inclusão e a qualidade de vida do cidadão. As ações do programa vão incluir a capacitação de técnicos e treinamento de profissionais, além de assistência técnica nos projetos urbanos, levantamento de informações sobre as obras, e orientação para a elaboração do manual técnico”, disse Luiz Gustavo.

O próximo passo do Programa Calçada Acessível, consiste na elaboração de um Manual Técnico para orientar a Prefeitura de Cabo Frio a respeito da construção de novas calçadas e a readequação das antigas, que irá determinar sobre a textura dos pisos, largura máxima e mínima do passeio, inclinação e local adequado para instalação de rampas de acesso, faixas de pedestres, uso de pisos táteis, canteiros, entre outros.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.