Prefeitura realiza campanha de conscientização descarte correto de entulhos no Segundo Distrito

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Comsercaf e Coordenadoria de Posturas, inicia nesta quinta-feira (13), no Segundo Distrito da cidade, uma campanha de conscientização de descarte correto de entulhos e inservíveis. Funcionários da autarquia irão de casa em casa para conversar com os moradores e orientar sobre como deve ser feito o despejo.

A população deve colocar os entulhos e inservíveis dentro de sacolas plásticas. A Comsercaf tem como obrigação legal, a coleta de até 3 m³. Acima dessa quantidade, o descarte é de responsabilidade do cidadão, que deve contratar uma caçamba.

A partir da próxima semana, funcionários da companhia vão passar por um treinamento realizado por fiscais da Coordenadoria de Posturas. Eles aprenderão como é a melhor forma de abordagem e como agir em casos de notificações. Em casos de descarte irregular, os colaboradores da Comsercaf darão um comunicado verbal. Caso não funcione, a notificação será por escrito. Em último caso, o cidadão será multado, com base na Lei Estadual 4171, de 30 de setembro de 2003.

“As multas podem variar de R$68 a R$10mil, de acordo com a quantidade de entulhos e o impacto ambiental promovido. Mas a nossa intenção é realizar uma campanha de educação ambiental e o ordenamento do município. Todos ganham quando a cidade está mais limpa e organizada” – informa o coordenador de Posturas, Jamir Corrêa.

Desde o início do governo do Dr. Adriano Moreno, em julho deste ano, a Comsercaf já recolheu mas de 1.700 toneladas de entulhos e inservíveis. Em agosto, a autarquia buscou novas soluções para o descarte, mudando a destinação dos resíduos de construção civil (RCC), deixando de direcionar para o Aterro Sanitário, e enviando para a empresa JM, que promove o beneficiamento do RCC, com a trituração, reutilizando na fabricação de tijolos e asfalto. Anteriormente, era gasto R$90 por tonelada e agora o custo é de R$7 por tonelada, o que representa uma economia de mais de 90%.

“Buscamos soluções para reduzir os custos e fazemos a nossa parte com a realização dos serviços de limpeza e manutenção de toda a cidade, mas a população precisa se conscientizar que tem a sua parcela de responsabilidade com o despejo correto de entulhos” – disse Dario Guagliardi, presidente da Comsercaf.

A partir do próximo ano a ação será intensificada também no Primeiro Distrito de Cabo Frio, quando a Coordenadoria de Posturas irá ceder fiscais que darão apoio à autarquia.