Prevenção às drogas é tema de capacitação da Prefeitura de Cabo Frio com o Corpo de Bombeiros

Ação foi realizada pela Superintendência de Políticas Públicas e Prevenção às Drogas com agentes do 18º GBM

A Prefeitura de Cabo Frio realizou uma capacitação com os agentes do 18º Grupamento de Bombeiro Militar. A ação, realizada na tarde de quinta-feira (18), foi conduzida pela Superintendência de Políticas Públicas e Prevenção às Drogas, da Secretaria Municipal de Assistência Social. O objetivo foi apresentar os serviços que a Superintendência de Políticas Públicas e Prevenção às Drogas desenvolve na cidade e estabelecer uma parceria com os projetos da pasta.

De acordo com a superintendente Rita Vidal, a ação faz parte de um ciclo de capacitações que iniciou na última terça-feira (16), na Subseção de Salvamento Náutico Avançada do 18º GBM.

“Nosso objetivo é motivar e estreitar os laços com os profissionais que lidam diariamente com casos de dependência química, em vários âmbitos da sociedade, transformando-os assim em multiplicadores das ações”, explica Rita Vidal.

A apresentação foi realizada por dois funcionários da Superintendência, o agente administrativo Alex Teixeira e o psicoterapeuta Roberto Rocha, que trataram de temas como válvulas de escape, fugas emocionais, estereótipos, suicídio e demais temas correlatos à dependência química.

“Esta parceria com os bombeiros é de suma importância para fortalecermos o trabalho de prevenção que desenvolvemos com os jovens. Em muitas das nossas ações, observamos a admiração que essas crianças têm por estes profissionais, que são vistos por eles, como super-heróis”, destaca Roberto Rocha.

A tenente Tatiana Borsoi, que é assistente social, reforçou a importância da parceria.

“Essa parceria é ótima para o trabalho que desenvolvemos. São temas que atuamos no nosso dia-a-dia, dentro da corporação e no atendimento à população. Entender as questões emocionais nos capacita não só profissionalmente, como colegas e seres humanos”, afirma a tenente.

Rita Vidal destaca ainda que a próxima capacitação será com uma nova turma de bombeiros da Subseção de Salvamento Náutico Avançada do 18º GBM que será agendada na próxima semana.