Após encerramento, produtores terão cinco dias úteis para enviar a declaração de vacinação para o Núcleos de Defesa Agropecuária
A primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa terminará no próximo dia 15 de junho, em todo o Estado do Rio de Janeiro. Após esta data, os produtores de Cabo Frio terão cinco dias úteis para acessar o site do Núcleo de Defesa Agropecuária (http://www.declaracaoeatualizacaocadastral.rj.gov.br/) e enviar a declaração de vacinação.
O envio do documento é feito por meio do Sistema de Integração Agropecuária (SIAPEC), gerenciado pela Secretaria de Estado de Agricultura, por meio da Defesa Agropecuária. Além da declaração de vacinação, é preciso, também, anexar a imagem da nota fiscal da compra da vacina.
De acordo com a veterinária Márcia Tavares, a partir do dia 16 de junho os pecuaristas de Cabo Frio que tiverem dificuldade para enviar a declaração de vacinação para o Núcleo de Defesa Agropecuária, podem solicitar ajuda da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, na Fazenda Campos Novos, em Tamoios, de segunda a sexta, das 9h às 16h.
“A declaração precisa estar totalmente preenchida. Por meio dela é comprovada a vacinação do rebanho e é feita a atualização do cadastro da propriedade. Sabemos que há produtores com dificuldade de acesso à internet, ou para lidar com tecnologia. Por isso vamos ajudá-los nessa etapa, auxiliando no preenchimento e envio da declaração”, explicou Márcia.
A veterinária lembrou, ainda, que a vacinação do rebanho é uma obrigação prevista na legislação e cabe ao pecuarista cumprir essa etapa.
“Estamos trabalhando para dar condições ao produtor de atender a determinação legal, evitando riscos à saúde dos animais”, alertou.