Processo admissional do Programa Cidadão em Construção começa nesta segunda (7), em Cabo Frio

Previsão é de que todos os 100 jovens selecionados comecem a trabalhar até o dia 21 de junho

Começa nesta segunda-feira (7), em Cabo Frio, o processo admissional do programa “Cidadão em Construção”. Criado através de convênio assinado no último dia 5 de abril entre a Prefeitura e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o objetivo é oferecer a oportunidade do primeiro emprego a 100 jovens cabo-frienses em situação de vulnerabilidade social, com idade entre 14 e 18 anos, sendo 50 meninas e 50 meninos de Cabo Frio e Tamoios.
.
“Nesta segunda (7) e terça (8) nossa equipe entrará em contato com os candidatos selecionados. Eles serão convocados para a próxima fase do processo, junto ao nosso Departamento Pessoal. A previsão é de que até o dia 15 de junho a gente conclua toda a etapa de averiguação das documentações e exames médicos”, explicou o supervisor regional do CIEE, Humberto Lima.

Após a contratação pelo Centro de Integração Empresa-Escola, a Prefeitura realizará um filtro do perfil de cada jovem, encaminhando-os, até o dia 21 de junho, aos órgãos municipais onde irão trabalhar.

As inscrições para o programa aconteceram no mês de abril. Ao todo, 515 candidatos concorreram a 100 vagas. Entre os critérios de seleção estavam a obrigatoriedade dos jovens estarem cursando o ensino regular ou terem concluído o Ensino Médio, e pertencerem a famílias de baixa renda cadastradas num dos CRAS ou demais programas sociais de transferência de renda.

A ação é uma promessa de campanha do prefeito José Bonifácio, de promover a primeira oportunidade de emprego para os jovens de Cabo Frio.

“Este é um momento muito importante na vida dos jovens cabo-frienses, já que muitos deles saem de uma realidade sem perspectiva para um momento de renovação das esperanças com a conquista do primeiro emprego”, comentou a secretária da Criança e do Adolescente, Betânia Batista.

Além da oportunidade do primeiro emprego, o supervisor regional do Centro de Integração Empresa-Escola explicou que os 100 jovens selecionados passarão por um curso de capacitação durante 36 dias úteis no escritório do CIEE, incluindo aulas de matemática básica e língua portuguesa. Também receberão informações importantes sobre o aspecto comportamental com noções de vestimenta e comportamento no ambiente corporativo.

“Assim que for contratado, o jovem iniciará o seu trabalho no órgão público que for designado, mas alternando a prática com a teoria. Ele trabalhará quatro dias por semana com uma jornada diária de 4 horas/dia, e uma vez por semana terá aulas teóricas com nossa equipe do CIEE”, explicou Humberto.

O programa “Cidadão em Construção” está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente e o CIEE, em parceria com as secretarias de Assistência Social e Governo.