A pesquisa foi realizada em seis estabelecimentos cabo-frienses e apontou qual é o local mais acessível para compra de presentes de Páscoa
O Procon Cabo Frio, por meio da Secretaria Adjunta de Defesa do Consumidor, foi às ruas nesta quarta-feira (27), para pesquisar e analisar preços de seis estabelecimentos que são os maiores comercializadores de ovos de Páscoa e chocolate do município. A pesquisa foi realizada em seis estabelecimentos diferentes e demonstrou variação de 60% nos preços das caixas de bombom e de 23,99% nos ovos de páscoa.
No caso da caixa de bombom de 250g da marca Garoto, a a variação chega a R$ 6 e o ovo de chocolate da Ferrero Rocher de 225g, a variação de preço de um estabelecimento para outro pode chegar a R$ 23.
Segundo a secretária Adjunta de Direito do Consumidor, Cláudia Tavares, o objetivo da ação é é garantir que os estabelecimentos estejam em conformidade com as leis consumeristas, evitando práticas como aumento injustificado de preços, falta de informação adequada sobre produtos e condições de venda abusivas.
“O Procon Cabo Frio está comprometido em proteger os direitos dos consumidores durante a temporada de Páscoa e garantir que eles possam desfrutar desta data festiva sem preocupações com práticas comerciais injustas”, afirmou.
Aqui estão algumas dicas para fazer compras conscientes e seguras na Páscoa:
- Pesquise antes de comprar: Compare preços, qualidade e opções disponíveis.
- Atenção na indicação do preço: Confira se o preço na prateleira é o mesmo informado no caixa.
- Formas de pagamento: Verifique as condições de pagamento, taxas de juros e valores totais.
- Exija nota fiscal: Isso assegura seus direitos como consumidor.
- Consulte as regras para troca: Entenda a política de troca do estabelecimento, especialmente para produtos com defeito.
- Confira os anúncios: Assegure-se de que as ofertas anunciadas sejam cumpridas.
- Cuidados nas compras online: Verifique todas as informações do produto, incluindo preço, frete e prazo de entrega.