Professores da rede pública de Cabo Frio já podem se inscrever no “Concurso Cultural de Práticas Inovadoras na Educação”

A ação do Instituto CCR acontece em parceria com a Secretaria de Educação através do programa Caminhos para Cidadania

Professores da rede municipal de ensino de Cabo Frio vão participar do “Concurso Cultural de Práticas Inovadoras na Educação”. Lançado pelo Instituto CCR, a ação faz parte do programa “Caminhos para a Cidadania”, realizado pela CCR Via Lagos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio.

O concurso terá duas categorias: “Fomento ao protagonismo do aluno” e “Desenvolvimento de competências socioemocionais”. É possível inscrever até dois cases por categoria, gratuitamente. A ação é focada no Ensino Fundamental I. Os desafios propostos estão respaldados pela BNCC.

“Nosso objetivo é identificar, valorizar e divulgar experiências educativas transformadoras. O ‘Caminhos para a Cidadania’ quer apoiar, e também descobrir e incentivar, novas alternativas para a realidade complexa do ensino no Brasil”, destaca Ariane Teles, responsável pelo programa, coordenado pelo Instituto CCR.

A ação premiará educadores que dão aulas no Ensino Fundamental I, com um troféu e um notebook, além das escolas onde os professores vencedores atuam. Outros detalhes de inscrição estão disponíveis no site www.caminhosparaacidadania.com.br, onde os participantes também podem conferir uma FAQ com “Perguntas e Respostas” sobre a iniciativa. O anúncio dos vencedores será no segundo semestre deste ano.

O programa “Caminhos para a Cidadania” promove a formação continuada do professor do 1º ao 5º ano por meio de cursos on-line, materiais digitais e estratégias pedagógicas pautadas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que abordam temas como cidadania, diversidade, educação financeira, segurança no trânsito, preservação do meio ambiente e saúde mental, promovendo qualificação de educadores para melhorar a qualidade do ensino. No site, professores e alunos encontram sugestões de atividades, livros, filmes, séries, jogos, lições de autoconhecimento, entre outros recursos.