A integração e inserção na rede primária do programa já existente no município vão descentralizar as ações, controle e tratamento dos usuários portadores pela patologia
Com objetivo de expandir o protocolo do Programa de Combate à Tuberculose já existente no município, a Secretaria de Saúde promoveu nesta quarta-feira (10), a capacitação de 15 enfermeiros da rede de Atenção Básica. A medida permitirá a descentralização de ações, controle e tratamento dos pacientes.
“Hoje os pacientes com suspeita ou diagnóstico de tuberculose são atendidos no ambulatório de saúde coletiva no posto de atendimento médico em São Cristóvão. Nosso objetivo é ampliar o acesso e acompanhar esses usuários o mais próximo de sua residência. Com os profissionais capacitados e qualificados nesse tipo de atendimentos, a descentralização ocorrerá de forma mais simples tendo como foco principal o usuário. Os pacientes poderão ter assistência na unidade de saúde em que são cadastrados, fortalecendo assim as políticas públicas de saúde”, explica a secretária Adjunta de Vigilância em Saúde e Atenção Primária, Francislene Casemiro.
O curso foi ministrado pela bióloga coordenadora do Laboratório de Saúde Pública do município e especialista em Análises Clínicas, Sandra Rabelo; pela biomédica Julia Almeida; e pelo responsável pelo núcleo de educação permanente Raphael Goulart.
De acordo com dados da Secretaria, em 2022, foram identificados 157 novos casos, uma média de cinco novos casos por semana. Neste ano, já foram confirmados 42 novos casos da doença. Atualmente, há 120 pacientes ativos.
Cabo Frio possui o Programa de Combate a Hanseníase e Tuberculose. Para informações e esclarecimentos, o Setor de Saúde Coletiva do município está à disposição por meio do número (22) 2646-2580.