Profissionais de Saúde recebem capacitação continuada nas unidades de atendimento de Cabo Frio

A Coordenadoria de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Educação Continuada (NEC),  vai oferecer uma série de cursos para os profissionais da saúde do município. O primeiro curso foi realizado no Hospital Municipal da Mulher (HMM) e teve como temática a humanização no atendimento, com o intuito de mudar o perfil de atendimento quanto na classificação de risco, quanto em todo o atendimento.

“O Núcleo foi criado no dia 26 de março e nós estamos nos empenhando para a humanização do atendimento.  Para isso, é preciso que seja feita a anamnese em todos os pacientes. A anamnese médica é um procedimento fundamental para estabelecer o diagnóstico preciso e instituir as condutas terapêuticas mais adequadas às condições clínicas do paciente. É embasada em conhecimentos científicos relacionados à abordagem do paciente, técnicas de entrevista, avaliação da linguagem não verbal, entre outras habilidades. Isso já era feito anteriormente, mas precisa ser realizado com humanização. É isso que estamos passando para o nosso corpo de servidores”, explicou o coordenador do Núcleo de Educação Continuada, Francisco Dieimes.

Há um cronograma montado para a realização de cursos em todas as unidades de saúde do município, onde serão priorizadas capacitações de acolhimento, serviços operacionais, administrativos, suporte básico de vida, suporte avançado de vida, higiene e profilaxia e classificação de risco, sem esquecer do primeiro contato com o paciente, envolvendo, também os maqueiros das unidades de saúde.

“Hoje há um distanciamento entre a população e os profissionais da saúde pública. Nós somos os profissionais que assistimos as pessoas quando nascem e quando morrem e a mesma atenção, o mesmo afeto deve existir durante todo esse processo, durante toda a vida do paciente. Precisamos resgatar a humanização, e essa capacitação visa a mostrar que o profissional de enfermagem é um profissional diferenciado.  Ele tem que saber entender as necessidades, as prioridades e o humor da pessoa. Nós somos os guardiões do bem-estar físico, moral, psicológico e espiritual. Se soubermos entender isso, nós vamos saber entender o nosso paciente e transformar o nosso atendimento em um atendimento de excelência”, afirmou Beatriz Trindade, coordenadora de Enfermagem da Secretaria Municipal da Saúde.