Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de Cabo Frio capacita servidores de Araruama

A qualificação sobre combate ao trabalho infantil foi realizada na última semana pela Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente

Em mais uma ação de combate ao trabalho infantil, a Coordenação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) de Cabo Frio, vinculado à Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente (SECRIA), realizou na última semana, um curso de capacitação no qual contou com a parceria da Rede Intersetorial do município de Araruama. A ação teve como tema central “Criando Infâncias Protegidas” e abordou diversas formas de proteção à criança e ao adolescente.

A abertura do curso contou com uma dinâmica de quebra-gelo e apresentação conduzida pela psicóloga e coordenadora do programa, Kátia Simone. Em seguida, foram realizadas diversas dinâmicas que integraram os participantes ao tema proposto, a Erradicação do Trabalho Infantil.

Kátia discursou sobre o funcionamento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no município, abordando as ações estratégicas, a intersetorialidade, a legislação e os fluxos. Ainda foram discutidas as piores formas de trabalho infantil e a rede de proteção para crianças e adolescentes.

A capacitação contou com a participação da equipe técnica do programa, composta pela psicóloga, Kátia Simone; a assistente social, Paola Andrade e a superintendente de políticas públicas da SECRIA, Danielle Oliveira, que destacou a importância de oferecer oportunidades para os adolescentes no mercado de trabalho.

Ao mencionar o projeto “Cidadão em Construção”, que oferece oportunidades para adolescentes, foi reforçada a importância desse tipo de iniciativa para o desenvolvimento dos jovens e para a prevenção do trabalho infantil. “Essa ação representa um avanço na intersetorialidade na esfera intermunicipal da baixada litorânea, somando esforços para combater o trabalho infantil e proteger a infância”, reforçou Kátia.

O encerramento do evento foi marcado por uma sessão de perguntas e respostas, na qual todos os participantes puderam tirar dúvidas e compartilhar experiências sobre o tema.