Projeto Ateliê na Mala realiza três dias de oficinas de artes manuais, no Charitas, em Cabo Frio

Ação cultural foi contemplada pelo Edital Gilberto Marques de Fomento à Cultura

Três dias de lazer, convívio e autocuidado, em um ateliê itinerante, com oficinas para vivenciar o fazer manual de forma intuitiva. Essa é a proposta do Projeto Ateliê na Mala, da terapeuta e designer Mondriam Mageswki, mais um dos contemplados pelo Programa Municipal de Editais de Fomento e Difusão Cultural (Proedi), Edital Gilberto Marques de Fomento à Cultura, da Prefeitura de Cabo Frio, sob coordenação da Secretaria de Cultura.

O Ateliê na Mala vai promover três dias de oficinas manuais, na Casa de Cultura José Dome, o Charitas, no Centro de Cabo Frio. As atividades vão acontecer nos dias 18, 19 e 20 de maio, das 14h às 17h30.

As oficinas serão de: Bordado em papel (18/05), Aquarela (18/05) e Colagem (20/05). As atividades serão gratuitas e voltadas para jovens, adultos e idosos, a partir de 14 anos. Contudo, as inscrições para esta edição do Ateliê na Mala já se encerraram.

Segundo Mondriam, a programação conta com a facilitação de bordado no papel, aquarela e colagem, e o acompanhamento por meio de um Diário de bordo onde todos vão fazer o seu próprio caderno.

“Os participantes serão guiados em experimentações entre diversos materiais e técnicas manuais, para criar um ambiente espontâneo e livre de julgamentos, valorizando a expressão e o processo”, afirma a terapeuta.

Ainda segundo ela, o Prêmio Gilberto Marques está sendo muito importante para o projeto.

“O Edital me possibilitou dar vida ao Ateliê na Mala, cuja proposta é levar um ambiente que mescla artes manuais e autocuidado a vários locais. Para a cultura de Cabo Frio, vejo a importância de criar novas formas de acessar os espaços culturais, ampliar o olhar de pessoas que talvez não se viam dentro desses espaços”, finaliza Mondriam.