O projeto busca identificar dados importantes para saber qual a fonte de poluição por resíduos sólidos que tenham risco de chegar no oceano
Objetivando o monitoramento de resíduos encontrados nas praias de Cabo Frio, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento, participou de uma importante ação nesta segunda-feira (27), na Praia do Forte, em parceria com a concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgoto, Prolagos e Organização das Nações Unidas (ONU) Brasil. A ação é parte dos Blue Keepers, um projeto que visa engajar diversas entidades públicas e privadas no monitoramento e combate à poluição de resíduos sólidos no oceano.
Os Blue Keepers, mais conhecidos como guardiões azuis, protegem o oceano, notadamente contra o despejo incorreto de resíduos por ações corretivas e preventivas, com intuito de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14 do Pacto Global, das ONU Brasil, para cumprir a agenda 2030.
A gerente de resíduos e circularidade do Pacto Global da ONU, Gabriela Otero, explica que o período de coleta da amostragem foi realizado com sucesso e esse é o primeiro passo para identificar o problema de resíduos no oceano e suas portas de entrada nas principais cidades delimitadas pela ONU Brasil.
“Cada cidade tem uma área definida para coleta amostral, uma definição de área e demarcação. Geralmente são áreas com largura de cinco metros, limite do acesso à praia até a linha mais avançada da água onde a equipe realiza uma varredura com coleta de tudo que não é orgânico para concluir os estudos e partir para os próximos passos”, concluiu.
Segundo a secretária de Meio Ambiente e Saneamento, Rosalice Fernandes, o projeto Blue Keepers chegou para somar e vai analisar a problemática dos resíduos encontrados na área costeira e aplicar, de fato, uma solução: “Juntos, vamos traçar ações de conscientização e educação ambiental para solucionar grandes problemas ambientais a melhor forma para agir”, enfatizou.
Blue Keepers: ação e conscientização
O projeto integra a Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU Brasil. Seu objetivo é mobilizar recursos e engajar empresas, governos e sociedade pelo combate à poluição crônica do oceano por resíduos sólidos, notadamente plásticos, por meio de ações preventivas e corretivas, em concordância com o ODS 14 (Vida na água) e a Agenda 2030.
Anterior à coleta de amostragem dos resíduos na Praia do Forte, foi realizada uma reunião na sede da Prolagos para explicar sobre o projeto e suas realizações, assim como, ações futuras em conjunto com os municípios de Iguaba Grande, Armação dos Búzios, São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo.