Projeto Parentalidade Positiva reuniu cerca de 800 alunos na Escola Agrícola Nilo Batista

O Projeto de Parentalidade Positiva, desenvolvido pela Prefeitura de Cabo Frio em parceria com diversos órgãos públicos, teve ação realizada na quinta-feira (27) na Escola Municipal Agrícola Nilo Batista, envolvendo cerca de 800 alunos, além dos profissionais da educação e 16 palestrantes de diversos órgãos.

O evento aconteceu durante todo o dia, com a realização de vivências abordando temas como automutilação, depressão, gravidez na adolescência, drogas e suicídio. As ações têm a finalidade de estimular a sensibilização, aprendizagem e construção de uma gestão saudável de relacionamentos.

O evento foi a culminância de um trabalho realizado durante todo o mês de setembro pela Orientação Educacional da escola. O “Projeto Setembro Amarelo na Nilo – Falar é a Melhor Opção” foi desenvolvido com a finalidade de cuidar da saúde mental da comunidade escolar, com a realização de uma atividade aplicada pelos professores em todas as turmas. Uma delas foi a colocação caixas coloridas na unidade, cada um com um tema. Nelas, os alunos depositaram dúvidas, desabafos e problemas que vivenciam no cotidiano. O resultado desse trabalho foi analisado pela Orientação Educacional, a fim de desenvolver ações juntos aos alunos para minimizar problemas, encontrar soluções e, em determinados casos, fazer o encaminhamento para os órgãos competentes, como CRAS, Conselho Tutelar, Saúde Mental, entre outros.

As oficinas desenvolvidas durante o evento foram guiadas por profissionais de diversos órgãos públicos. A maioria delas foram dinâmicas, contando também com apresentações de música, vídeos e registros em cartazes feitos pelos próprios alunos e distribuídos pela escola. Envolvidos e mobilizados, eles confeccionaram camisas sobre as temáticas e fizeram apresentações musicais, revelando talentos. O projeto terá continuidade com novas ações em outras unidades escolares.

O Programa Parentalidade Positiva foi idealizado pela Cogecria e é desenvolvido por meio de uma parceria com outros órgãos públicos. Além da Orientação Educacional, que viabilizou o encontro entre os profissionais e adolescentes, o projeto conta com representantes da Coordenação da Criança e do Adolescente (Cogecria) e da Coordenação Geral de Direitos da Mulher (Cogedim) da Secretaria de Assistência Social, do Programa Municipal de Saúde Mental (representado pelo Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II) da Secretaria de Saúde, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Conselho Tutelar e do Programa de Prevenção às Drogas. É desenvolvido com profissionais de diversas especialidades atuando nas escolas, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e comunidades em geral, em caráter preventivo.