Propostas municipais para idosos são aprovadas em conferência estadual

Representantes da Coordenadoria Municipal da Pessoa Idosa (Cogepi) tiveram uma série de propostas aprovadas durante a V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. A criação de um centro de saúde do idoso e enfermarias de geriatria nos hospitais estaduais da região são algumas das sugestões aceitas. O encontro aconteceu na terça (30) e quarta-feira (31) na Capela Ecumênica da UERJ, na capital. Agora as propostas serão encaminhadas à Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontecerá em Brasília no mês de novembro.

Além da criação de centro de saúde do idoso e enfermarias de geriatria nos hospitais estaduais da região, o documento apresentava sugestões como a implantação de farmácia popular com distribuição de fraldas e medicamentos de uso continuo, ampliação dos centros de convivência e centro dia, manutenção do BPC (Benefício de Prestação Continuada) e alteração do Estatuto do Idoso passando a idade de direitos assegurados para 60 anos.

Essas propostas foram elaboradas foram durante a IV Conferência Municipal, realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMUDI) em parceria com a Sedesdim (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Da Mulher), que aconteceu em março e, inclusive, foi a primeira vez que Cabo Frio realizou um debate para defender os direitos da pessoa idosa, de acordo com a coordenadoria. Antes havia apenas sediado a III Conferência Regional da Baixada Litorânea.

Segundo a presidente do COMUDI e coordenadora-geral da Cogepi, Beatrice Carvalho, a participação de representantes locais nos debates estaduais significa um avanço importante para a causa do idoso. “ Através da aprovação dessas sugestões vamos pleitear verbas para concretizarmos as nossas propostas”.

Além de Beatrice, Cabo Frio esteve representado pelos conselheiros Enéas Querin Fernandes e Mariza Sidacu, e pelo assistido da coordenadoria, Ednaldo Alves da Silva, todos eleitos delegados na IV Conferência Municipal, além do secretário executivo do COMUDI, Sérgio Aguiar.

O encontro teve como tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”. O debate foi dividido em quatro eixos temáticos: 1 – Direitos Fundamentais na Construção e Efetivação das Políticas Públicas; subeixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer. 2 – Educação: assegurando direitos e a emancipação humana; 3 – Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa; 4 – Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.