Realizada 1° reunião preparatória para formalização do Conselho Gestor do Parque Natural Municipal Dormitório das Garças

Representantes da coordenadoria do Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento, do Instituto do Patrimônio Artístico Nacional, da coordenadoria de Planejamento, da Secretaria de Obras, da Guarda Marítima e Ambiental, Colônia de Pescadores Z4 e da Prolagos, estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (27), no auditório da Secretaria de Turismo, para realizar a primeira reunião preparatória para formalização do Conselho Gestor do Parque Natural Municipal Dormitório das Garças.

Criado por decreto em 1984, com 215 mil m², o Parque só foi efetivamente implantado em 2005, após passar por um período de abandono que ocasionou o assoreamento, queimada da vegetação nativa e acúmulo de entulhos e lixo.

Objeto de estudo – e trabalho – do biólogo José Henrique Macedo, hoje coordenador de Gestão da Coordenadoria do Meio Ambiente, o parque recebeu a atenção de 18 estagiários, que iniciaram a limpeza, retirada da vegetação morta, desassoreamento dos canais e o transplante de mudas locais.  Essa ação devolveu a vida ao local e reequilibrou o ecossistema, trazendo de volta a fauna terrestre e, principalmente, as garças.

Em 2007 o Parque ganhou estrutura física, como um pórtico, auditório, passarelas de madeira, placas informativa e um mirante, chegando a receber 8.300 visitas de turistas, moradores e estudantes das redes pública e particular de ensino e até de universitários de Brasília – DF, e virou ponto turístico onde pessoas se reuniam para apreciar o pôr do sol e a chegada das garças.

Vítima de três incêndios criminosos que destruíram toda a estrutura física, o parque ficou abandonado e voltou a ter seu ecossistema degradado.

Agora, um Termo de Ajustamento de Conduta do Ministério Público Estadual, estabeleceu um prazo de seis meses para a formação do Conselho Gestor e mais três meses para a apresentação de um plano de manejo.

Ao fim desse processo, o Parque estará novamente estruturado e habilitado a receber verbas do Ibama e do Fundo de Meio Ambiente.

“Esse é o primeiro passo para que Cabo Frio volte a ter um dos seus mais belos cartões postais `disposição dos cidadãos.  Após a formação do Conselho Gestor, o primeiro passo será a estruturação da área administrativa, a abertura do Parque para a visitação e, enfim, a formalização do Conselho Gestor, para que, nas mudanças de governo, se evite que o que foi feito seja desperdiçado, como vimos nas gestões anteriores. Sem sombra de dúvidas, o meio ambiente e a população de Cabo Frio vão receber um presente, que começa a ser gerado a partir da data de hoje”, comemorou o coordenador de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira.