Recuperação dos equipamentos esportivos marca os 30 primeiros dias de governo

Secretaria-Adjunta de Esporte e Lazer também deu início à criação de um calendário oficial de eventos

Os primeiros 30 dias de governo foram de muito agito para a Secretaria-Adjunta de Esporte e Lazer. Com a nova estrutura administrativa, a pasta passou a ter a responsabilidade adicional de elaborar eventos e projetos de forma colaborativa com a Secretaria-Adjunta de Turismo, uma vez que os dois setores estão unidos em uma só pasta: a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer.

A estratégia inicial foi a de promover uma limpeza geral nos quatro principais equipamentos esportivos da cidade. O Estádio Municipal Alair Corrêa (Correão), em São Cristóvão, vem passando por um processo contínuo de manutenção: entulhos e restos de obras foram recolhidos tanto na parte interna quanto no entorno e nas ruas ao redor; foi criado um pequeno jardim no portão de acesso da Rua Duque de Caxias; o campo e os vestiários vem sendo preparados para partidas do Campeonato Carioca de Futebol Profissional.

No Complexo Esportivo Aracy Machado, no Itajuru, não foi diferente: o Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto passou por uma vistoria no andar térreo, com limpeza e pequenos reparos nas salas. No mesmo local, o estádio Aracy Machado passou pela preparação do gramado e teve também verificação do estado dos vestiários e demais dependências. Além disso, foram iniciados os estudos de viabilidade técnica para a criação de uma quadra de areia para a prática de vôlei e futevôlei ao lado do campo.

O Ginásio Poliesportivo Vivaldo Barreto, no Jardim Esperança, vem recebendo uma atenção especial da Secretaria-Adjunta de Esportes. Logo no primeiro dia útil de janeiro o prefeito José Bonifácio acompanhou o início da força-tarefa que promoveu a limpeza das salas e da quadra de jogo. O projeto de remodelação do ginásio tem a acessibilidade como um dos seus diferenciais e, futuramente, o local vai ser sede da Secretaria.

Em Tamoios, o Ginásio João Augusto Teixeira e Silva teve seus pontos críticos mapeados pela equipe da secretaria em Tamoios. Localizado em fica em Santo Antônio, o espaço estava recebendo eventos de maneira esporádica até a paralisação das atividades por conta da pandemia do coronavírus, em março do ano passado.

EVENTOS APOIADOS
No primeiro mês de 2021, a Secretaria-Adjunta de Esporte e Lazer deu suporte para a realização de jogos do Campeonato Carioca de Futebol, uma vez que o Correão é um dos poucos estádios da região aprovados pela vistoria da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. O CEAC/Araruama disputou uma partida da série B-2, ainda pelo Campeonato de 2020. A Cabofriense, que faz ótima campanha na fase preliminar da série A-1, já fez quatro partidas este ano.

Por falar na Cabofriense, o clube, em parceria com a Sogima, promoveu um período de avaliação de atletas para a montagem de suas equipes sub-15 e sub-17. Os testes foram feitos no campo do Aracy Machado, também contando com o apoio logístico da Secretaria de Esporte e Lazer.

Fora dos gramados, a Secretaria cedeu os tatames para a apresentação do projeto “Ginástica na Rua”, desenvolvido pela equipe Gemini Ginástica Artística. As apresentações na Praça Porto Rocha e na Praia das Palmeiras, foram realizadas no dia 29 de janeiro seguindo todos os protocolos de segurança e prevenção à Covid-19.

Dentro das iniciativas desenvolvidas em conjunto com a Secretaria-Adjunta de Turismo, as trilhas de Tamoios estão sendo mapeadas como parte do projeto “Trilhas Sustentáveis”, que engloba, também, a Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento.

PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE É OBJETIVO
Como parte de uma gestão colaborativa, a Secretaria-Adjunta de Esporte e Lazer vem abrindo canais de diálogo com a população, fazendo atendimentos de solicitações na nova sede, no Museu do Surf. Além disso, também por conta da reforma administrativa, o Conselho Municipal de Esporte Amador (CONESP) terá uma nova formação. Assim que forem nomeados os novos representantes do Poder Público, o Conselho será convocado para a discussão das diretrizes do esporte local, com ênfase na gestão do Fundo Municipal de Esporte.

A Secretaria também começou a elaborar um calendário de eventos para o segundo semestre, e está entrando em contato com ligas, associações e demais entidades e empresas que organizam eventos esportivos para ajuste de datas e estudo de formas de apoio aos eventos durante todo o ano. Dentre as entidades que já apresentaram seu calendário, estão a Liga Cabofriense de Voleibol (LICAV), que promove seu primeiro torneio no dia 28 de fevereiro, com apoio da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer.

“Estamos à disposição de toda a população, de todo mundo que pratica esporte na cidade, para discutirmos formas de a Prefeitura participar, colaborar e fomentar a prática esportiva na cidade. Este primeiro mês foi de arrumação da casa e de começar a definir as estratégias para alcançar o maior número de pessoas. Nosso objetivo é de que o esporte e o lazer estejam acessíveis a todos. O time montado pelo prefeito José Bonifácio aqui no Esporte é de muita qualidade e estamos muito motivados”, explicou Flávia Carvalho, secretária-adjunta de Esporte e Lazer.