Rede Municipal de Cabo Frio inicia ano letivo de 2021 com atividades não presenciais

Alunos podem acessar as plataformas da Secretaria de Educação e do Google para ter acesso aos conteúdos pedagógicos

Em Cabo Frio o ano letivo de 2021, nas escolas da rede municipal, teve início nesta segunda-feira (24). Por conta da pandemia do coronavírus, as aulas acontecem de forma não presencial. Para isso, os 30.407 alunos matriculados já têm acesso às atividades em dois ambientes virtuais: na plataforma da Secretaria Municipal de Educação e no Google Sala de Aula. Para quem não tem acesso à internet, foi disponibilizado conteúdo pedagógico na versão impressa. O material pode ser retirado na escola onde a criança está matriculada.

De acordo com a superintendente pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio, Janeide Gondim, os estudantes podem acessar as plataformas virtuais em qualquer horário do dia. Lá estarão disponíveis as atividades, os links de aulas gravadas e também conteúdos complementares. A escolha da plataforma, segundo ela, depende da realidade da escola e da comunidade

“Já os professores estão atuando no horário de trabalho, realizando a mediação das atividades nas plataformas. Essas mediações são o momento em que o professor terá contato com os alunos, via plataformas digitais. Esse atendimento será em horário fixo, e amplamente divulgado aos alunos e responsáveis”, explica Janeide.

A superintendente orienta que todos os pais mantenham os dados pessoais e os números dos telefones atualizados nas escolas.

“Isso é importante porque a direção dos colégios manterá contato com todos via WhatsApp, garantindo assim a comunicação entre a escola e a comunidade”, finaliza Janeide.

REDE MUNICIPAL AINDA POSSUI VAGAS REMANESCENTES

A rede municipal de ensino ainda possui vagas disponíveis da creche ao 9º ano, para o primeiro distrito. De acordo com a Secretaria de Educação, as oportunidades são remanescentes do processo de efetivação para o ano letivo de 2021. Para matricular o aluno, basta um dos pais, ou responsável, se dirigir à escola mais próxima que atende o segmento que a criança vai cursar.

Em Tamoios, a efetivação da matrícula continua sendo realizada no sistema de lista de espera, em que os pais se inscrevem através do link: https://listadeespera.semecabofrio.rj.gov.br/. Em seguida, a Secretaria de Educação entra em contato para encaminhá-los à escola onde a matrícula será efetivada.

Todas as unidades de ensino da rede municipal estão funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 13 horas, para efetivar as matrículas para o ano letivo de 2021.