Reinauguração e homenagens marcam o último dia da Semana Teixeira e Sousa

Chega ao fim nesta quarta-feira (28) a 28ª Semana Teixeira e Sousa. E a comemoração será com uma novidade aguardada por muitos: a reabertura do Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb. O espaço passou por reformas e estará apto a receber manifestações culturais dos artistas da região. Por sua importância cultural, foi o local escolhido para sediar a entrega das Comendas Teixeira e Sousa.


SAIBA MAIS:

Prefeitura lança edital para escolha dos membros do Conselho de Cultura

Subsede da Biblioteca Municipal recebe programação da Semana Teixeira e Sousa

Teatro Municipal será reaberto ao público nesta quarta (28)


A programação do último dia de evento começa às 15 horas com o projeto “Conversando sobre a história de Cabo Frio – especial Cabo Frio na obra de Teixeira e Sousa”, no Solar dos Massa. À noite todas as atividades serão concentradas no Teatro Municipal. A solenidade de reabertura do espaço será às 18 horas, com a exposição coletiva “Descrevendo em arte paisagens ao romancista”. Às 18h30 começa a entrega das Comendas Teixeira e Sousa e às 19h uma mesa redonda com o tema “Cabo Frio na literatura do escritor José Lins do Rêgo” mediada pelo jornalista e escritor José Correia. As apresentações teatrais do grupo Oficena – “Tribobo City” e “Médico à força” – começam às 20 horas.


Desde o último dia 2 de março vários eventos estão movimentando Cabo Frio em homenagem a Teixeira e Sousa. A abertura foi com a feira literária que funciona todos os dias da semana, até dia 8 de abril, das 8h às 20h, na Praça Porto Rocha. A exposição “Mitologia Africana Conhecendo Orixás”, do artista plástico Marcelo Moraes, também antecipou as comemorações que começaram, oficialmente, somente no último dia 21 com reinstalação do busto de Antonio Gonçalves Teixeira e Sousa. Desde então diversas atividades como palestras, lançamentos de livro, tardes literárias, intervenções culturais e shows musicais entre outras atrações movimentam espaços como Praça Porto Rocha, Charitas, Solar dos Massa e subsede da Biblioteca Municipal Professor Walter Nogueira.


A Semana Teixeira e Sousa foi criada por meio da Lei Municipal nº 1106/1991 passando a fazer parte do calendário oficial do município de Cabo Frio, e em 06 de julho de 2012 passou a constar também do calendário oficial de eventos do Estado do Rio de Janeiro através da Lei Estadual nº 6290/2012. A Semana foi criada para homenagear o escritor cabo-friense Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa (1812-1861), considerado o primeiro romancista brasileiro, autor do livro O Filho do Pescador, de 1843.


Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.