Reunião define diretrizes para o Projeto Robótica 2020

As escolas selecionadas para a fase inicial foram Prof.ª Wanda Pereira Roque, Talita Hernandes Perelló e Prof.ª Tania Maria Gomes de Ávila

A Robótica Educacional é uma metodologia de ensino para estimular o aluno a investigar e colocar em prática a construção de robôs. Além disso, proporciona ao aluno o desenvolvimento de pensar e achar soluções para os desafios do cotidiano.

Pensando nesta proposta, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria-Geral de Ciência, Tecnologia e Inovação (Cogetei), se reuniu nesta quarta-feira (12) para tratar as ações sobre o Projeto Robótica 2020. No encontro, foram definidos os meses e as primeiras escolas para receber a iniciativa.

As unidades escolares selecionadas foram Prof.ª Wanda Pereira Roque, Talita Hernandes Perelló e Prof.ª Tania Maria Gomes de Ávila. As turmas do 8º e 9º ano serão as contempladas pelo projeto nos meses de março, abril e maio. As aulas de robótica acontecerão sempre no contraturno e os estudantes serão escolhidos pela equipe pedagógica.

Cada turma da disciplina será composta por 16 alunos e será dividida em grupos de quatro pessoas: um líder, um programador, um montador e estrategista. Para que experimentem todas as funções, a cada aula acontecerá um rodízio. Os estudantes terão à disposição materiais de montagem tipo Lego para a construção dos robôs.

“Este projeto impulsionará a criatividade. É uma ótima estratégia para ensinar, na prática, os conceitos aprendidos na sala de aula de forma diferenciada”, declarou o secretário de Educação, Ian Carvalho.

Fábio Conceição Pereira, coordenador de Ciência e Tecnologia Educacional, declarou que o Projeto Robótica tem um longo futuro pela frente. “Iremos expor os trabalhos no Shopping e pretendemos nos preparar para as competições do ramo. Também temos planos para a Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Gostamos de como todos se engajaram pelo projeto, desde o secretário de Educação aos diretores das unidades escolhidas”, constatou.

Para encerrar a reunião, foi exibido o robô “Wall-e”, em alusão ao filme. A peça tem a habilidade de prever que há um obstáculo, com uma distância de 50 centímetros, consegue desviar e segue o caminho em linha reta.

Confira o cronograma para 2020:

E. M. Prof.ª Wanda Pereira Roque
Horário: 08h às 12h e 13h às 17h
Datas: 11, 18 e 25/03 e 01/04

E. M. Talita Hernandes Perelló
Horário: 08h às 12h e 13h às 17h
Datas: 08, 15, 22 e 29/04

E.M. Prof.ª Tania Maria Gomes de Ávila
Horário: 08h às 12h e 13h às 17h
Datas: 06, 13, 20 e 27/05


Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.