Reunião Geral dos Supervisores apresenta orientações pedagógicas

Na manhã desta quarta-feira (7), cem supervisores escolares da Rede Municipal de Ensino participaram da Reunião Geral do Departamento de Supervisão Escolar no auditório da Escola Municipal Edilson Duarte, no Jardim Caiçara. O encontro que é promovido pela Secretaria de Educação tem como objetivo a integração dos profissionais.

Abrindo a reunião a professora Marcia Fonseca, da Coordenação de História e Cultura Afro Indígena começou a palestra com a apresentação do filme “Pode me chamar de Nadir”. Com o foco no tema da educação antirracista, a palestrante debateu sobre a desigualdade racial. “ É uma oportunidade incrível ter esse espaço para falar, o objetivo é fazer uma educação antirracista e mais democrática. Para isso é necessário provocar alguns questionamentos para o enfrentamento e combate da realidade no ambiente escolar”, enfatizou Márcia.

As reuniões acontecem periodicamente, conforme calendário, para orientar a formação e acompanhar o trabalho desenvolvido nas unidades escolares da Rede Municipal. Após a palestra, foi iniciada a plenária. Segundo a Diretora de Departamento de Supervisão Escolar Heloisa Helena de Campos, a reunião busca compartilhar informações e orientações pedagógicas visando melhorar o desenvolvimento do trabalho docente. “Temos como objetivo dar continuidade a penúltima reunião, a proposta é discutir os documentos e as práticas que os supervisores de campo implementam nas escolas. Além das reuniões gerais, cada gerência se reúne com seu grupo para apoio mais próximo e específico, ” explicou Heloisa.

Os alicerces da plenária foram as sugestões para a formação continuada dos professores e supervisores, debate sobre o relatório individual do aluno do 1° e 2° ano e sugestões para o Departamento da Supervisão Escolar. Além disso, os profissionais foram informados sobre o calendário do ano letivo de 2019.

Para a Supervisora Escolar Marina Cristina de Oliveira, da E.M. Maestro Rui Capdeville a reunião é essencial para a integração da equipe. “O evento é importante pelas as informações que são passadas, ficamos ciente do que está acontecendo enquanto rede. É um momento também de integração e fortalecimento entre os profissionais, ” relatou.