Saúde de Cabo Frio participa do Conasems em Belém do Pará

Representantes da saúde de Cabo Frio participam do 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que acontece entre os dias 25 e 27 de julho, em Belém do Pará. O encontro tem como tema “A saúde que queremos para o Brasil – o direito à Saúde, a organização do Sistema e o Financiamento da Política de Saúde”.

Participam a gerente de saúde, Angélica Maurício, responsável pelo Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria de Cabo Frio, e também Suely Osório, técnica da pasta e apoiadora regional do Conselho de Secretarias Municipais do Estado do Rio de Janeiro (Cosems/RJ). O evento vai tratar das políticas públicas para o setor, das ações do Conasems em 30 anos de existência, além de receber os presidenciáveis para debater sobre as principais propostas dos gestores municipais do SUS.

De acordo com os organizadores são esperados mais de cinco mil congressistas de todo o país entre gestores municipais de saúde, trabalhadores do SUS, de todas as esferas de governo, representantes de instituições ligadas a saúde pública, além de autoridades, já que o congresso é uma oportunidade de troca de experiências e informações que impactam diretamente no fortalecimento do SUS.

Na programação haverá palestras; simpósios; a 15ª mostra “Brasil, aqui tem SUS”, que premiará os melhores projetos; painéis de debates, seminários, roda de conversa, projeção de webdocs, exposição do acervo do sanitarista Gilson Carvalho, durante os três dias de evento, entre outras atividades.

Todas as ações permeiam os principais temas do SUS, que são responsabilidades e financiamento na gestão descentralizada; unificação dos blocos de financiamento, governança e regionalização no SUS; avanços e desafios da Política Nacional de Atenção Básica.

O evento também contará com a mesa “Gestão do SUS e Vulnerabilidade Populacional nas macrorregiões brasileiras”, voltada para o debate dos principais desafios enfrentados por cada uma das cinco macrorregiões do país.