Saúde de Cabo Frio recebe treinamento para implantação da Caderneta da Pessoa Idosa

Iniciativa é mais um programa do Sistema Único de Saúde (SUS) para acompanhamento preventivo na Atenção Básica

A Prefeitura de Cabo Frio participou, nesta semana, do treinamento para implantação da Caderneta da Pessoa Idosa. O encontro reuniu profissionais da Atenção Básica das Secretarias de Saúde de municípios das regiões Sudeste, Noroeste, Norte e Baixada Litorânea do Estado do Rio de Janeiro para capacitação do plano de implementação da avaliação multi dimensional (AMD) de pessoas acima de 60 anos.

O objetivo do programa é reforçar os cuidados preventivos na Atenção Básica. Cabo Frio foi representado pelo psicólogo da rede Rafael Gonçalves.

“O próximo passo é capacitar os demais profissionais da rede, replicando as diretrizes do treinamento, para que possamos potencializar as ações já existentes na área e pensar em outras que são fundamentais para o bom andamento dos trabalhos das equipes”, disse Rafael.

Essa é a primeira vez que o município adere ao programa do Ministério da Saúde, que foi criado em 2006. A Caderneta da Pessoa Idosa permitirá conhecer o histórico do paciente e ajuda o profissional de saúde a tomar a melhor decisão na hora do atendimento. A caderneta é fornecida a todos os brasileiros com 60 anos ou mais atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Esse documento será uma importante ferramenta de identificação de situações de riscos potenciais para a saúde da pessoa idosa. É também mais uma estratégia para contribuir com o empoderamento desse paciente, na medida em que eles passam a ter informações e registros atualizados sobre sua situação de saúde, medicamentos em uso, agravos e tratamentos realizados, incentivando-os para que participem ativamente do cuidado na Atenção Primária à Saúde (APS)”, disse a secretária adjunta de Vigilância em Saúde e Atenção Básica, Francislene Casemiro.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.