A Coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde de Cabo Frio faz Campanha de Intensificação contra a febre amarela no município e convoca as pessoas que ainda não se imunizaram contra a doença que procurem os postos de saúde. A medida é uma determinação da Secretaria de Estado de Saúde (SES/RJ) devido “o risco de ocorrência de novos casos diante do grande número de não vacinados no estado”.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio, a intensificação da campanha foi adotada considerando fatores como a temperatura em elevação; o cenário no estado em 2017 e 2018, que registrou vários casos da doença do tipo silvestre em diversas cidades; tipo silvestre com taxa de letalidade superior a 30% entre outros.
Atualmente, todo o Estado do Rio é área com recomendação de vacinação. Importante destacar que nesta campanha de intensificação a vacinação para a febre amarela é do tipo dose única e que a proteção já faz parte da rotina do Calendário Nacional de Vacinação da criança a partir dos nove meses. Vale destacar que Cabo Frio não teve nenhum caso da doença registrado este ano, em 2017 e em 2016.
Diante do panorama estadual e da gravidade e magnitude da doença o objetivo da ação é minimizar a chance de ocorrência de transmissão urbana através do Aedes aegypti. Para isso, além tomar a vacina, é fundamental que a população faça uma varredura constante em suas casas para eliminar qualquer possível recipiente que se transforme em criadouro para o mosquito.
Fundamental destacar que o macaco é um importante sentinela da doença e que ele não deve ser atacado pela população. Caso algum macaco seja encontrado morto ou com indícios de que esteja adoecido, a orientação é entrar em contato com a Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental de Cabo Frio por meio do telefone 22 2644.7916. As pessoas devem manter distância do animal e a área isolada até a chegada da equipe ao local.