Os atendimentos para cadastramento ou atualização cadastral nos programas sociais do Governo Federal estão prejudicados em todo o país. O problema é causado por instabilidade do novo Sistema do Cadastro Único, implantado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e operado pela Caixa Econômica Federal em julho deste ano. Segundo a coordenadora do CadÚnico/PBf em Cabo Frio, Rachel Maia Azevedo,
as inconsistências técnicas e a lentidão do sistema têm refletido em inúmeras dificuldades para sua operacionalização nas unidades da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que atendem usuários do Bolsa Família, Tarifa Social, Minha Casa Minha Vida, entre outros programas.
“Nossas equipes instaladas na sede do PBF, no prédio da Semas, no Braga, e em todos os nove Cras do município continuam trabalhando, porém devido à instabilidade do sistema nacional estamos impossibilitados de realizar cadastros ou atualizações da mesma forma que sempre fizemos. Continuamos atendendo dentro das possibilidades que o sistema permite e pedimos a compreensão dos usuários. Não é um problema pontual em Cabo Frio e sim em todo o país”, informou a coordenadora.
Cabe destacar que a Caixa Econômica Federal e o MDS estão trabalhando para corrigir as falhas apresentadas. Apesar disso, alguns casos permanecem sem resolução e sem previsão de data para normalização dos acessos. Conforme orientações do MDS, em caso de dúvidas sobre o processo de acesso ao Sistema de Cadastro Único, o usuário deve entrar em contato com o Suporte Operacional da Caixa Econômica através do telefone 0800 726 0104, opção 9.