Secretaria de Cultura faz balanço positivo das atividades

A Secretaria Municipal de Cultura realizou muitas atividades ao longo do ano de 2017. Foram mais de 300 eventos culturais. A programação só foi possível graças ao empenho da equipe e de parcerias firmadas com a iniciativa privada. Equipamentos culturais que estavam fechados foram reabertos, os artesãos foram beneficiados com a carteirinha que regulariza a profissão, e centenas de pessoas foram beneficiadas com os cursos promovidos pela pasta. Essas são algumas das ações da Secretaria que termina o ano com o sentimento de dever cumprido e com a expectativa para fazer muito mais em 2018.

SAIBA MAIS

O ano cultural começou no dia 06 de janeiro com a Folia de Reis, evento integrado ao Projeto Cultura do Amanhã, parceria da Secretaria de Cultura com a Fábrica de Música. No mês seguinte a cidade se preparou para fazer o Carnaval para a família e conseguiu atingir o objetivo. Março foi o mês da 27ª edição da Semana Teixeira e Souza, uma programação extensa com shows, lançamento de livros, palestras, gincana de pintura e exposição fotográfica.

Em maio foi inaugurada a subsede da Biblioteca Pública Municipal Walter Nogueira, em São Cristóvão, um equipamento cultural que beneficiou mais de seis mil pessoas com empréstimos e consultas de livros, além de atividades como cursos, palestras, concursos e feira de livros. Junho foi o mês que iniciou o Projeto “Caminhos da História”, uma parceria com a Universidade Estácio de Sá. O projeto consiste em uma caminhada nos principais pontos históricos de Cabo Frio.

Setembro foi o mês da reinauguração do complexo arquitetônico Solar dos Massa. O prédio é matriz da Biblioteca Municipal Professor Walter Nogueira, e abriga cerca de 400 livros raros. Além dos livros, o local também conta com obras do fotógrafo cabo-friense Wolney Teixeira, e neste mês de dezembro passou a ser, também, a Casa do Escritor Cabo-friense, uma opção de espaço para autores da cidade expor e lançar suas obras, antes o Charitas era o equipamento que acolhia esses eventos.

Para comemorar os 402 anos de Cabo Frio, a cultura ganhou o show de Roberto Menescal e Abel Silva, uma apresentação que encantou o público. Em parceria com a iniciativa privada a cidade recebeu umas das maiores cantoras brasileiras, Alcione, na comemoração do aniversário de Cabo Frio, em novembro. Outra ação importante foi trazer para os artesãos o Programa de Mapeamento das Atividades Culturais de Cabo Frio com a abertura do Cadastro Único de Cultura das Atividades (CadCult). Mais de 500 pessoas foram beneficiadas até o momento. Com esse mapeamento é possível identificar a especificidade e a diversidade da categoria para que as políticas públicas sejam implantadas de acordo com as necessidades da classe artística.

“Iniciamos o ano com bastante dificuldade pelo quadro encontrado na cidade. Contudo, reerguemos a cultura do município e conseguimos desenvolver um ano produtivo. Trabalhamos na legalidade das unidades culturais, porque antes não se sabia quem coordenava cada espaço. Agora a Secretaria tem o controle desses equipamentos, inclusive da Fazenda Campos Novos. Essa organização fez com que pudéssemos desenvolver muito mais a cultura”, explicou o subsecretário de Cultura, João Felix.

Ainda de acordo com ele, a organização interna permitiu muitas outras conquistas como a elaboração do Plano Municipal de Cultura, que será encaminhado à Câmara de Vereadores para aprovação, além da reativação do Conselho Municipal de Cultura e do Conselho Municipal do Patrimônio, que fiscalizam o trabalho da Secretaria.

Para o superintendente de Cultura, Carlos Ernesto Lopes, o ano de 2017 foi de muitas vitórias. “Enfrentamos de frente as adversidades, com respeito e compromisso. Toda a equipe foi fortalecida com os desafios. Trabalhamos no coletivo e superamos. Que em 2018 possamos fazer ainda mais por Cabo Frio”.

Para o secretário de Cultura, Ricardo Machado, o ano de 2017 foi muito positivo. Ele também destacou o emprenho da equipe. “Gostaria de agradecer a equipe pelo comprometimento em cada projeto da Secretaria, e também a todos que participaram das atividades, que não foram poucas. Para 2018 vamos melhorar e ampliar tudo que foi feito em 2017”, adiantou.