Secretaria de Cultura fecha parceria para beneficiar músicos de Cabo Frio

A Secretaria de Cultura de Cabo Frio acaba de fechar uma parceria com a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (Sec Rio), por meio do projeto “Os Sons do Rio”. Os artistas da cidade que possuem um som autoral poderão ter suas músicas anexadas à Deezer (plataforma global de streaming de áudio). Por meio de diversos curadores, serão selecionadas canções dos 92 municípios do Estado.

O mapeamento tem como objetivo apresentar um panorama da música autoral contemporânea em todas as 10 regiões do Estado. Cada playlist terá de 20 a 25 músicas, até duas de cada artista, que serão lançadas no aplicativo no perfil Música.RJ. A prioridade é que os artistas sejam naturais ou radicados em Cabo Frio. “O programa não possui aporte financeiro, mas é uma maneira de disseminar o trabalho dos músicos por meio desse apoio. Mesmo quem já tem alguma canção no aplicativo, vale a pena participar pois vai contar com a divulgação das secretarias de Cultura de Cabo Frio e do Estado” – afirma Matheus Lima, integrante do Corpo Gestor do Teatro Municipal Inah Azevedo Mureb.

A curadoria final das playlists do Música.RJ será realizada por representantes do Estrombo, programa de música do Sebrae, do Instituto Gênesis da PUC-Rio e do Instituto Memória Musical Brasileira (IMMUB), além de gestores da Secretaria de Estado de Cultura e integrantes do Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC). A curadoria inclui representantes das 10 regiões do Estado. “Quando observamos os artistas mais acessados pelo público no Estado do Rio na plataforma Deezer em 2018, percebemos que a maioria dos artistas não tem relação com o território fluminense. Outro aspecto interessante é a falta de diversidade de gêneros musicais e de artistas iniciantes ou mesmo com carreiras consolidadas, mas pouco conhecidos do grande público. Desejamos estimular mais a curiosidade e oferecer um recorte mais regional” – diz Leo Feijó, subsecretário-adjunto de Cultura do Estado do Rio.

Para se inscrever, basta enviar um e-mail contendo a música desejada, ou um link do Youtube ou Deezer e os dados da banda ou músico, para o endereço redemusicarj@gmail.com, até o dia 14 de setembro de 2018. O resultado sai até o fim de novembro.